Notícias

Oficina mostrará como o povo pataxó dimensiona o tempo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016, às 5h59

Uma oficina do Festival de Verão vai propiciar aos participantes a oportunidade de compreender como o povo indígena Pataxó, da aldeia Muã Mimatxi, em Itapecerica, Minas Gerais, se relaciona com o seu território e com a natureza em busca de medir o tempo.

“Com os professores indígenas Kanatyo Pataxó e Siwe Pataxó, vamos descobrir – por meio da música, do desenho, das histórias, dos rituais – como o Calendário Socioecológico é utilizado na escola indígena para identificar os tempos da natureza”, explica Márcia Spyer, doutora em Geografia Humana.

Márcia ministrará a oficina ao lado de Kanatyo e Siwe, que são pai e filho. “O objetivo principal é apresentar experiências de práticas pedagógicas indígenas e das desenvolvidas nas escolas não indígenas”, explica.

Kanatyo e Siwe também farão uma apresentação artística no Conservatório no dia 1º, segunda-feira, às 18h. Com sua música, a dupla retrata a cultura pataxó e trabalha a alfabetização. O show Cantos para alfabetizar é aberto ao público.

Público-alvo: alunos e professores interessados em educação ambiental Vagas: 21 Carga horária: 16 horas Período: 1 e 2 de fevereiro Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h Classificação etária: a partir de 12 anos Local: Conservatório UFMG – sala 3

Fonte: Agência de Notícias UFMG