Em clima de comemoração, evento é aberto no Centro Cultural

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016, às 12h49

Há dez anos, surgia em Belo Horizonte um evento que buscava oferecer atividades culturais às pessoas que permaneciam na cidade durante o Carnaval, numa época em que os festejos não apresentavam, na capital, o vigor demonstrado nos últimos anos. Em clima de celebração e de recordação, foi aberta na noite de ontem, 31 de janeiro, a 10ª edição do Festival de Verão.

“Creio que a universidade cumpriu papel importante em relação às atividades de cultura e extensão na festividade do carnaval na capital mineira, e hoje temos a grata satisfação de comemorar uma década do Festival de Verão”, disse o reitor, em sua avaliação sobre o legado do evento.

A coordenadora do Festival, Denise Pedron, destacou a escolha da temática deste ano, Tempo e memória, que perpassa as oficinas, palestras e a programação cultural. “Esta é uma edição comemorativa, e o tema escolhido é uma forma de resgatar a memória do festival, experimentando e pensando essas questões e conceitos em suas diversas formas”, disse.

A diretora de Ação Cultural da UFMG, Leda Maria Martins, agradeceu o apoio da Administração Central e de todas as equipes envolvidas. “Sem o trabalho individual e coletivo, a UFMG não conseguiria realizar o Festival de Verão, essa ação cultural tão importante que se integra às demais atividades artístico-culturais promovidas ao longo do ano pela instituição”, afirmou ela, que fez questão de destacar a atuação pregressa dos professores Maurício Campomori, idealizador do Festival e coordenador das primeiras edições, e Sônia Queiroz e Lucia Castello Branco, que também já estiveram à frente do evento.

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida parabenizou a coordenação da Diretoria de Ação Cultural (DAC), que tem executado com sucesso a missão de institucionalizar a área de cultura da universidade e seus espaços. “Em uma universidade pública, o Festival cumpre o importante papel de retribuir à sociedade aquilo que a instituição recebe”.

Performances A cerimônia foi marcada por intervenções humorísticas das atrizes Deborah Oliveira, Lorena Braga e Ludmila Chaves, alunas do Teatro Universitário da UFMG, que fizeram uso de máscaras teatrais para encarnar as personagens Dona Ceição, Dona Leonora e Carmela.

Antes mesmo da abertura da solenidade pelo reitor Jaime Ramírez, as atrizes interagiram com o público, tanto no interior do Centro Cultural quanto em meio aos transeuntes da Avenida Santos Dumont, sempre irreverentes e transmitindo o clima festivo do evento.

Também foi inaugurada a exposição Visualidades e memória, com curadoria de Rodrigo Vivas, diretor do Centro Cultural. Ao final, Mamour Ba [foto] e Conexão African Beat apresentaram o show Ritmos tribais, com cantos tradicionais e ritmos ancestrais africanos.

Programação O 10º Festival de Verão da UFMG conta com 15 oficinas e cinco projetos especiais, além da programação gratuita, composta de ciclo de palestras e atividades culturais, incluindo exposições, espetáculo teatral, shows musicais e ensaio de bloco carnavalesco. Todas as informações do evento estão reunidas em seu site oficial.

Promovido pela DAC, o Festival de Verão segue até quinta-feira, 4 fevereiro, com o tema Tempo e memória. Suas atividades, realizadas no Centro Cultural, Conservatório e Espaço do Conhecimento UFMG, pretendem estimular discussões referentes a vários campos do conhecimento – das neurociências à arte.

Fonte: Agência de Notícias UFMG