Plateia infantil acompanha palestra sobre dengue, zika e chikungunya

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017, às 6h17

Uma plateia especial assistiu a uma das palestras de cunho científico ministradas na manhã desta quarta-feira, dia 22, no Conservatório UFMG. Estudantes de 8 a 10 anos, da Escola Estadual Imaco, acompanharam o relato do professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, sobre as infecções (dengue, zika e chikungunya) provocadas pelos chamados arbovírus.

Na conversa, o professor falou sobre a cronologia, o número de casos e o ciclo de infecção dessas doenças. “São essas pessoas que vão resolver o problema”, afirmou o professor, referindo-se à relevância de se discutir esse tema de saúde pública com crianças. Elas puderam conhecer, durante a palestra, os sintomas de cada doença e o esforço científico na busca de tratamentos.

Texeira disse que a dengue é um desafio para a pediatria e defendeu a necessidade de se fazer projeções realistas para lidar de forma adequada com as epidemias. "Enfrentar problemas crônicos e complexos implica pensar soluções complexas e, principalmente, planejadas", defendeu.

Durante a palestra, o professor ressaltou que o surto da infecção de zika, em 2015, foi relevante para o avanço dos estudos sobre o vírus, descrito há cerca de 70 anos. “É impressionante como a ciência brasileira foi capaz de contribuir para a compreensão do comportamento do zika; todo o conhecimento básico sobre o vírus foi produzido por cientistas brasileiros. Temos que nos orgulhar disso", afirmou.

Fonte: Agência de Notícias UFMG