Indicação: Professor Maurício Alves Loureiro, Departamento de Instrumentos e Canto, Escola de Musica da UFMG

Período: 30/07/2007 a 17/08/2007

O Prof. Dr. Marc Leman é pesquisador em musicologia sistemática na Universidade de Ghent (Bélgica) e coordenador do Departamento de Arte, Música e Ciências do Teatro. Uma autoridade no campo da percepção musical, cognição musical e suas aplicações na recuperação de informação musical e em sistemas musicais interativos, o Prof. Leman é promotor de uma série de grandes projetos juntamente com o FWO (Fundo Belga para Pesquisa Científica), IWT (Organização Industrial Privada), e BOF (Fundo da Universidade de Ghent). Além disso, Prof. Leman tem participado de vários projetos europeus, dentre eles o MEGA (Aplicações Multisensoriais do Gesto Expressivo), ConGAS (Controle de Áudio por meio de Gestos), S2S^2 (Do Som para o Sentido, do Sentido para o Som).
Foi editor do periódico Journal of New Music Research de 1987 a 2004, e organizou inúmeras reuniões científicas e de formação acadêmica, tais como a Escola de Verão Internacional em Musicologia Sistemática, organizada dentro do projeto EU-SÓCRATES, sempre relacionadas com a musicologia sistemática. Detentor de uma vasta lista de publicações, o Prof. Leman atua como consultor para a União Européia e é freqüentemente convidado como conferencista pelas mais diversas conferências internacionais.
Marc Leman e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Ghent estudam a música a partir de um ponto de vista interdisciplinar, com o interesse voltado para como as pessoas lidam com a música, em relação à sua produção, distribuição e consumo. Sua abordagem é bastante inovadora, na medida em que utiliza métodos de disciplinas distintas, tais como musicologia clássica, filosofia, informática, psicologia, biologia, sociologia e ciência de cérebro, que incluem processo de sinais, pesquisa experimental de comportamento, modelagem computacional, processamento estatístico.
Em seu livro recentemente publicado pela MIT Press, intitulado Embodied Music Cognition and Mediation Technology, no qual apresenta sua visão das perspectivas futuras da pesquisa em música, Leman assume que o corpo exerce um papel central em qualquer atividade musical, e fundamentando sua abordagem na hipótese de um relação entre experiência musical (mente) e energia sonora (matéria), argumentando que o corpo humano é um mediador biologicamente desenhado que transfere energia física para um nível mental – ativando experiências, valores, e intenções – e, em um processo inverso, transfere representações mentais para a forma material. Sugere ainda que esta idéia do corpo como mediador fornece um referencial promissor para pensar a música com mediação de tecnologia e argumenta que, sob determinadas condições, o mediador natural (o corpo) pode ser estendido por mediadores artificiais a partir de mediação de tecnologia, explorando as condições necessárias para isso e analisando de que maneira podem ser estudados.