O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT torna público que estarão abertas, de 19 de setembro a 15 de dezembro de 2023, as inscrições para o Programa Cátedras administrado pelo IEAT e patrocinado pela FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.

Catedráticos de reconhecida senioridade ou reconhecidos internacionalmente, que desenvolvam pesquisas transdisciplinares, poderão participar do Programa por indicação de pesquisadores ou grupos de pesquisa da UFMG, os quais serão seus anfitriões, responsáveis pela recepção e inserção do convidado no ambiente universitário.

As cátedras serão implementadas entre maio de 2024 e abril de 2025, durante o período letivo, de acordo com o calendário acadêmico da UFMG, em uma das seguintes modalidades:

Cátedras Visitantes: com duração mínima de 7 e máxima de 15 dias de permanência na UFMG, destinadas a visitas de pesquisadores de reconhecida senioridade. As atividades a serem desenvolvidas pelo catedrático deverão incluir conferências, palestras e reuniões de trabalho.

Cátedras Residentes: com duração mínima de 30 e máxima de 60 dias de permanência na UFMG, destinadas a pesquisadores com reconhecimento internacional em sua linha de pesquisa e que desenvolvam trabalhos de colaboração com Professores Residentes do IEAT ou grupos de pesquisa, consolidados, da UFMG.

As atividades a serem desenvolvidas pelo catedrático deverão envolver trabalho de colaboração em pesquisa, seminários de curta duração e/ou disciplinas que evidenciem envolvimento com alunos de graduação e pós-graduação da UFMG, além de conferências, palestras, reuniões de trabalho e/ou minicursos.

Os documentos deverão ser enviados eletronicamente através do endereço editais@ieat.ufmg.br até 15 de dezembro de 2023.

O resultado será divulgado em 20 de fevereiro de 2024, por meio de ofício e demais canais de comunicação do IEAT.

Chamada Cátedra FUNDEP-IEAT

Formulário de indicação

Declaração do catedrático (Português)

Declaração do catedrático (Inglês)