Indicação: Professor Eduardo Viana Vargas – Departamento Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – UFMG.

Período: 04 de agosto e 10 de outubro de 2014

Tukufu Zuberi é professor de sociologia e estudos africanos na Universidade da Pensilvânia, EUA. Foi professor visitante na Makerere University em Campala, Uganda, e na University of Dar es salaam, na Tanzânia. Na Universidade da Pensilvânia foi Presidente do Departamento de Sociologia, do Grupo de Graduação em Demografia e do Programa de Estudos Afro-americanos, e em 2002, tornou-se diretor-fundador do Centro de Estudos Africanos desta Universidade.

Zuberi escreveu e produziu o filme African Independence, um longa-metragem que apresenta o nascimento, o desenvolvimento e os problemas enfrentados pelo movimento que conquistou a independência na África. O filme recebeu inúmeros prêmios, incluindo o de Melhor Documentário e Melhor Direção.

Além disso, Zuberi é curador de exposições. Em maio de 2013, foi curador da exposição Tides of Freedon: African Presence no Independence Seaport Museum do estado americano Delaware e da exposição Black Bodies in Propaganda: The Art of the War Poster realizada no Museum of Archaeology and Anthropology da Universidade da Pensilvânia em junho do mesmo ano.

Nos últimos doze anos, Zuberi tem se dedicado a apresentar e co-produzir a série de televisão History Detectives, da Public Broadcasting System (PBS). Zuberi também é autor de Swing Low, Sweet Chariot: The Mortality Cost of Colonizing Liberia in the Nineteenth-Century, publicados pela University of Chicago Press em 1995; e Thicker than Blood: How Racial Statistics Lie, publicado pela University of Minnesota Press em 2001; e African Independence publicado pela Rowan and Littlefield em 2015. Ele também é editor da obra General Demography of Africa (obra composta por vários volumes).

Zuberi já produziu mais de 50 artigos acadêmicos, e editou ou co-editou oito volumes. Entre esses volumes: White Logic, White Methods: Racism and Methodology (com Eduardo Bonilla-Silva), obra que recebeu o prêmio Oliver Cromwell Cox Book Award pela American Sociological Association.