Este projeto pretende analisar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, o fenômeno da vida, das linguagens e da consciência. Tem como pano de fundo a evolução das espécies (Lamarck) e seu mecanismo de seleção natural (Darwin). O projeto discutirá as descobertas científicas e suas aplicações realizadas pelo Homo-Sapiens ao longo da história. Deverão ser tratados tanto os aspectos positivos (luz e energia elétrica, descrição das línguas) quanto os impactos negativos (as armas de destruição em massa, sejam de base química, biológica ou nuclear) das tecnologias desenvolvidas a partir do conhecimento científico para os seres vivos e para o planeta como um todo.

Pretende-se discutir aspectos da sustentabilidade da vida na Terra e até mesmo além. Sugere-se ações de transformação social que permitam às pessoas ampliarem suas dimensões humanas, subjetivas e de auto percepção, baseados na diversidade e na flexibilidade. Como exemplo, pretende-se apresentar, de forma acessível para diversos públicos, as leis da Física e das Ciências Especiais como Química, Biologia, Ciências Sociais, Humanas, etc.

Pretende-se que sejam analisadas as utilizações tecnológicas resultantes dessas leis que têm nos conduzido à uma indiscutível melhoria da qualidade de vida por um lado, mas que estão se comprovando como insustentáveis, por outro, já em curto intervalo de tempo. Como justificativa do projeto queremos repensar as formas de como, sem comprometer o avanço para um cenário cada vez melhor para a espécie humana, tenhamos que alterar nossas práticas, princípios e propósitos com base na utilização das ciências e das tecnologias para conseguirmos uma jornada humana sustentável. Ou seja, refletir sobre questões que nos indiquem quais são os caminhos para um Futuro Saudável e, indo além, ampliando a disseminação da vida consciente para além da Terra. Ao lado dessas questões pretendemos mostrar caminhos otimistas e induzir a criação de um fórum de debates Brasil/Ciência.