Pesquisador do programa Cátedras CALAS-IEAT, o professor Horacio Machado Aráoz, da Universidade Nacional de Catamarca, vai ministrar a Grande Conferência “Anthropos-ceno”, crisis de la humusidad de la Tierra. Reflexiones desde (y para) una nueva GeAlogía Política no dia 15 de dezembro no Auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, às 16h30.

A conferência será ministrada em espanhol, sem tradução simultânea para o português, e será emitido certificado de participação a quem se cadastrar pelo Sistema Gestão de Eventos e confirmar presença no dia da atividade.

De acordo com o professor Horacio Aráoz, o conceito de “Antropoceno” é uma voz que evoca a natureza radical da crise de nosso tempo: uma crise de temporalidade e de espacialidade política espreita sobre a Terra. Abordado por pesquisadores de diferentes campos das Humanidades, “o “Antropoceno” é o grande “conceito-diagnóstico” da era atual (Maristella Svampa) que nos fala da decomposição do mundo terrestre (Bruno Latour); de uma época cujo signo é a escassez sufocante de abrigo para humanos e não-humanos (Donna Haraway), assim condenados a ter que viver (exageradamente) entre ruínas e catástrofes ambientais imprevisíveis (Anna Tsing)” – destaca Horacio.

Para finalizar, o professor Horacio Machado Aráoz explica que pretende discorrer sobre a crise antropocêntrica, partindo da perspectiva da Ecologia Política do Sul. “Ao rever as raízes histórico-políticas e fatores que marcaram sua emergência geosocial, procuramos entendê-la como o rescaldo de uma grande transformação catastrófica da Terra, resultante da arrogância da Razão e da proliferação das ecologias imperiais. Por fim, para abordar seus efeitos e implicações, tentaremos postular algumas pistas para repensar a natureza dos afetos entre a Terra e (a humusidade) dos corpos” – conclui.

Sobre o Catedrático

Horacio Machado Aráoz é formado em Ciências Políticas pela Universidade Católica de Córdoba, mestre em Ciências Sociais e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Nacional de Catamarca, na Argentina. Ele é pesquisador independente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONICET), no Instituto Regional de Estudos Sócio-Culturais (IRES-CONICET-UNCA), onde coordena o Coletivo de Pesquisa em Ecologia Política do Sul. Ele também é professor regular do Bacharelado em Trabalho Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de Catamarca.

Ele foi diretor do PhD em Ciências Humanas (Faculdade de Ciências Humanas, UNCA, 2016-2020) e é membro do comitê acadêmico do PhD em Estudos Sociais Agrários (Faculdade de Ciências Sociais, UNC). Foi professor convidado em programas de pós-graduação em diferentes universidades latino-americanas (Universidade Federal Fluminense; Universidade Federal de Paraná; Universidade Católica de Paraná (Brasil); Benemérita Universidad Autónoma de Puebla; Universidad de Guadalajara (México); FLACSO, Sede Equador; Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Equador. Atualmente ela faz parte do corpo docente do Mestrado em Ecologia Política e Alternativas ao Desenvolvimento da Universidade Andina e do Doutorado em Estudos Sociais Agrários da Universidade Nacional de Córdoba. Seu campo de pesquisa é a Ecologia Política do Sul, na qual, juntamente com o trabalho acadêmico, participa de diversas redes, organizações e espaços de reunião em defesa dos territórios, aprendendo e animando junto aos movimentos sócio-territoriais da região sobre as disputas civilizatórias em torno da reapropriação da Natureza e a construção de horizontes emancipatórios do ambientalismo popular.

O professor Horacio Machado Aráoz está na UFMG como convidado do Programa de Cátedras CALAS-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.