Em outubro, Gary Anderson, professor emérito da Universidade de Nova York, estará na UFMG como convidado do Programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Durante a cátedra, Gary Anderson irá ministrar a Grande Conferência New Governance, New Public Management and the New Professional: Privatizing Subjectivies (Nova Governança, Nova Gestão Pública e o Novo Profissional: Privatizando Subjetividades, em tradução para o português).

A atividade vai ocorrer no dia 05 de outubro de 2022, às 14 horas, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) conjuntamente com o Seminário Internacional Políticas Públicas para a melhoria da Educação, organizado pelo Gestrado.

A conferência será ministrada em inglês, com tradução simultânea, e será emitido certificado de participação a quem se cadastrar pelo Sistema Gestão de Eventos e confirmar presença no dia da atividade.

De acordo com Gary Anderson, vários países tem vivenciado, cada vez mais, a privatização do governo, da formulação de políticas e de todo o setor público. No Chile, apenas 35% das crianças em idade escolar frequentam escolas públicas. No Texas, nos EUA, 62% dos professores são preparados por empresas com fins lucrativos. Nos EUA, o American Legislative Exchange Council (ALEC), maior organização não-partidária de legisladores estaduais orientada pelos princípios de governo limitado, livre mercado e federalismo, reúne líderes corporativos e legisladores estaduais para escrever leis-modelo que possam ser aprovadas por legislaturas estaduais.

“Os privatizadores também querem privatizar nossas subjetividades profissionais e pessoais, mudando o significado do que significa ser profissional e pessoa.” – destaca Gary Anderson.

A conferência discutirá como a New Public Management (Nova Gestão Pública), que é um modelo de gestão que prega a utilização de princípios e práticas adotadas no setor privado na Administração Pública,  reformulou os profissionais do setor público. Gary Anderson pretende abordar que, em vez de retornar a alguma concepção anterior de profissionalismo, a crescente resistência profissional a este modelo deve ser vista como uma oportunidade para criar uma geração de profissionais do setor público democráticos e participativos.

Sobre o convidado
Gary L. Anderson é professor emérito de Política e Administração Educacional na Escola Steinhardt de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Nova York. Também foi professor do ensino médio e gestor escolar. Suas pesquisas estão relacionadas a temas como Reformas Educacionais, Nova Gestão Pública, Novo Profissionalismo Docente e Pesquisa-Ação. Seus livros mais recentes são: As políticas da política educacional em uma era de desigualdade: possibilidades para a educação democrática (com Sonia Horsford & Janelle Scott – Routledge, 2019); O novo profissional democrático: confrontando mercados, métricas e o gerencialismo (com Michael Cohen – Teachers College Press, 2018); Criando um Terceiro Espaço de aprendizagem para o pós-capitalismo: lições de educadores e ativistas (com Dipti Desai, Ana Inés Heras e Carol Anne Spreen – Routledge, no prelo).