O Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados en Humanidades y Ciencias Sociales  (CALAS) e o IEAT parabenizam o professor Agustín Lao-Montes da Universidade de  Masschusetts Amherst pela sua aprovação na cátedra CALAS-IEAT 2024. O catedrático fará uma uma estadia de três meses na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Para a atual chamada foram apresentados projetos para estudar as articulações entre Identidades e crises na América Latina. O projeto vencedor intitulado Grietas en la Crisis Civilizatoria: Nuevas Constelaciones políticas y Avatares del Nuevo Progresismo en Brasil y Colombia foi selecionado por sua alta relevância para a sociedade brasileira e latino-americana em geral. A pesquisa propõe uma análise contrapontística das políticas do novo progressismo, com foco em suas políticas étnico-raciais e sexuais, e na relação entre o Estado e os movimentos negros e feministas no Brasil e na Colômbia.

Agustín Lao-Montes é um ativista intelectual afrodescendente de origem porto-riquenha, doutor em sociologia histórica e atualmente trabalha como professor de sociologia na Universidade de Massachusetts, onde também é pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos e professor do doutorado em Estudos Afro-Americanos. Publicou vários livros e um grande número de artigos sobre temas como Globalização, Movimentos Sociais, Questões Urbanas, Identidades Étnico-Raciais e Racismo, Pensamento Crítico Caribenho e Afrodiaspórico e Teoria Decolonial. Estudos Africanos e Educação Intercultural.

(Com Assessoria do CALAS, Universidade de Guadalajara, México)