O professor Richard Walton, da Universidade de Warwick, fará a Conferência Discovery of New Inorganic Materials for Applications in Energy and Sustainability (Descoberta de novos materiais inorgânicos para aplicações em energia e sustentabilidade) no dia 31 de março, às 10 horas. A atividade, que integra o programa Cátedra FUNDEP/IEAT, será na Sala de Seminários 1010 da Escola de Engenharia da UFMG.

A conferência será ministrada em inglês, sem tradução. A inscrição deve ser feita pelo Sistema Gestão de Eventos. Quem se cadastrar e confirmar presença no dia da atividade terá direito a certificado.

Sobre a Conferência

As aplicações contemporâneas relacionadas ao armazenamento, conversão e transporte de energia, dependem, cada vez mais, da otimização de materiais funcionais para permitir o desenvolvimento de dispositivos eficientes que permitam uma utilização rentável de recursos e que sejam ambientalmente corretos. Paralelamente, o desenvolvimento inovador da química de materiais deve também minimizar a poluição e a geração de rejeitos.

Na conferência, o professor Walton descreverá o trabalho desenvolvido em seu grupo de pesquisa na síntese de novos materiais inorgânicos para várias aplicações. Na primeira parte, ele irá falar sobre os métodos de síntese que permitem a formação de novas formas cristalinas de materiais, novas composições e a descoberta de novas estruturas cristalográficas, como os óxidos metálicos, incluindo óxidos de metais preciosos para eletrocatálise, bem como óxidos de nióbio para armazenamento de lítio. Em seguida, ele irá abordar a química de agregados metalorgânicos, citando materiais híbridos e mostrando como materiais estáveis em solução podem ser produzidos para aplicações em catálise ácida, catálise por oxirredução e eletrocatálise, exemplos de processos que permitem a conversão de biomassa em produtos químicos úteis. “Com esses exemplos pretendo também mostrar como uma combinação de técnicas analíticas avançadas é necessária para construir um modelo completo de escala atômica para entender a reatividade de materiais funcionais” – destaca o professor Walton.

Minicurso sobre novos materiais inorgânicos

Entre os dias 27 e 31 de março o professor Richard Walton irá ministrar um curso de curta duração sobre o tópico Energy Materials: Rechargeable Battery Materials, Solid Oxide Fuel Cells, Materials for Electrocatalysis and Porous Materials (MOFs) for Hydrogen Storage (Materiais de Energia: Materiais de Baterias Recarregáveis, Células de Combustível de Óxido Sólido, Materiais para Eletrocatálise e Materiais Porosos (MOFs) para Armazenamento de Hidrogênio). O curso ocorrerá no Auditório 1, sala 120 do Depto de Química – UFMG e terá um total de 15 horas e valerá 1 crédito. As inscrições podem ser feitas no Programa de Pós-graduação em Química da UFMG até o dia 10 de março. Podem participar estudantes de Graduação e Pós-graduação da UFMG das áreas de Ciências Exatas e Engenharias. O curso será ministrado em inglês, sem tradução simultânea.

O catedrático

Richard Walton é Professor de Química Inorgânica, Diretor da Plataforma Tecnológica de Pesquisa em Difração de Raio X na Universidade de Warwich e Catedrático do Comitê de Pesquisa em Química. Seus interesses em pesquisa são a química do estado sólido, abrangendo a síntese e caracterização de materiais inorgânicos incluindo materiais porosos, estruturas dos óxidos de transição metálica e dos metais orgânicos, e as aplicações industriais em catálise heterogênea e energia por meio de várias colaborações.