No mês de maio, o professor Roger Keil, da York University, estará na UFMG como convidado do programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Durante sua permanência na universidade, o catedrático irá ministrar seminários e uma conferência aberta ao público sobre o processo de suburbanização global.

No dia 9 de maio, o professor Roger Keil irá ministrar a Grande Conferência Mobilities, microbes, metabolisms: infectious disease in the suburban century (em português, Mobilidades, micróbios, metabolismos: doenças infecciosas no século suburbano). A atividade terá lugar no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, às 14h30.

Para participar da conferência é necessário de inscrever pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG. Quem se inscrever e assinar a lista de presença terá direito a certificado. A conferência será ministrada em inglês, com tradução simultânea para o português.

A suburbanização global – que se define pelo crescimento periférico nas cidades e vilas em todo o mundo – aumentou as mobilidades entre comunidades humanas e entre seres humanos e a natureza não humana. Em muitas partes do globo, a migração rural-urbano permanece, sendo que a presença de regiões urbanas se estende ainda mais para áreas anteriormente não urbanizadas e as relações espaciais anteriormente urbanizadas estão sendo redefinidas por meio de processos complexos de pós-suburbanização.

“Em outras palavras, como nos lembra o urbanista AbdouMaliq Simone, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, não está totalmente claro onde o urbano termina, pois há muitos movimentos entrelaçados em andamento entre as pessoas que se deslocam entre os mundos urbano e não urbano anteriormente dicotomizados. Estes movimentos alteraram drasticamente as relações entre a suburbanização global e as doenças infecciosas, mudando os fluxos metabólicos em vastas extensões de terreno urbanizado e além.” – destaca o professor Roger Keil.

Na conferência, o professor Roger Keil pretende explicar que tais aspectos podem ser estudados de maneira útil nos domínios epistêmicos da ecologia política suburbana e da patologia política, pois são dois domínios conceituais e empíricos que falam especificamente sobre o rompimento de fronteiras e linhas entre o urbano e o rural, o social e o natural e o construído e o não construído. “De fato, nem o movimento corporificado de doenças (por meio de patógenos como vírus e bactérias nos corpos humanos e animais) nem o metabolismo ilimitado das ecologias políticas da cidade extensa podem ser observados, contidos e explicados de maneira significativa na antiga estrutura do interior urbano e do exterior suburbano” – conclui o professor Roger Keil.

Seminários na UFMG abordam a vida na sociedade urbana e as periferias das cidades no contexto da emergência climática

No dia 04 de maio, o professor Roger Keil ministrará o Seminário “After Suburbia: Living in urban society” no programa de pós-graduação em Economia (Cedeplar), às 14 horas, em local a confirmar. O seminário será em inglês, sem tradução simultânea.  Já no dia 11 de maio, o professor Roger Keil estará no Seminário “Political ecology beyond the city: Situated peripheries and the challenge of the climate emergency” no Auditório do Instituto de Geociências da UFMG, também às 14 horas. Os dois seminários são abertos ao público e não exigem inscrição para participar.

Sobre o catedrático

Roger Keil é professor da Faculty of Environmental and Urban Change, York University. Ele pesquisa suburbanização global, ecologia política urbana, cidades e doenças infecciosas, infraestrutura e governança regional. Entre suas publicações estão Suburban Planet (Polity, 2018) e After Suburbia (UTP, ed. com Fulong Wu, 2022), bem como Pandemic Urbanism (Polity, 2023) e Turning Up the Heat: Urban policy ecology for a Climate Emergency (MUP, ed. com Kaika, Mandler e Tzaninis, 2023). Cofundador International Network for Urban Research and Action (INURA) (INURA), foi o diretor inaugural do CITY Institute da York University, e foi coeditor do International Journal of Urban and Regional Research.