Período da Residência: 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019

Residente do IEAT, professora Andrea Machado de Almeida Mattos é doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2011), com período de estágio de doutorado (doutorado sanduiche) na University of Manitoba, em Winnipeg, no Canadá (2009), onde realizou também seu pós-doutoramento, em 2014. Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino de língua inglesa, desenvolvimento do professor de língua estrangeira, pesquisa em sala de aula, reflexão crítica e novos letramentos.

PROJETO: MEMÓRIA, PÓS-MEMÓRIA E NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA E NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES DE LE

Narrativas e histórias de experiências de professores em formação inicial e continuada são comumente usadas para compreensão das identidades de professores de línguas, já que estas tendem a ser influenciadas pelas experiências de vida desses professores e são armazenadas em sua memória. Por sua vez, o conceito de pós-memória surgiu mais recentemente e parece ainda não ter sido utilizado na formação de professores de línguas. Assim, este projeto de pesquisa pretende compreender as possibilidades de uso do conceito de pós-memória na formação de professores de línguas, por meio de narrativas de suas experiências de vida. Este projeto interessa-se, pois, em explorar mais a fundo as influências de eventos históricos traumáticos, como o Regime Militar Brasileiro, nas identidades e na formação inicial e continuada dos professores de inglês no Brasil por meio de narrativas e histórias de suas experiências. O objetivo principal deste projeto é, então, analisar as relações e interrelações entre memória, pós-memória e experiências de vida e identidades de professores de inglês em formação, principalmente no que se referem às experiências relacionadas às influências do período militar brasileiro na educação e no ensino de línguas. Espera-se, com isso, perceber a conexão entre certas condutas, profundamente arraigadas nas práticas de ensino de línguas, e o conceito de pós-memória, o que pode levar a novas perspectivas para a formação do professor de línguas e para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil e no mundo.