Início da residência: 30 de novembro de 2020

Residente do IEAT, Cristiane de Freitas Cunha Grillo é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Realizou Pós-Doutorado pelo Hospital Clínic da Universidade de Barcelona e pela Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis. É professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. Presidente do Comitê de Adolescência da Sociedade Mineira de Pediatria. Membro da Associação Mundial de Psicanálise. Coordenadora do Projeto de Extensão Janela da Escuta. Coordenadora do Programa de Extensão e do Grupo de Pesquisa do CNPq Brota – Juventude, Educação e Cultura. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Adolescência: sintomas alimentares, doenças crônicas, gênero e sexualidade, violência, educação. Possui ampla experiência em ensino e pesquisa, e em extensão e articulação no campo das políticas públicas de saúde, educação, assistência social e socioeducação, relacionadas à adolescência.

BROTA: JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E CULTURA

O projeto de pesquisa visa investigar a relação dos adolescentes com o saber e com a escola, investigando os fatores que propiciam um engajamento dos adolescentes ao espaço escolar, assim como aqueles que podem promover uma ruptura e contribuir para a evasão escolar. A pesquisa se ancora no Programa de Extensão Brota: Juventude, Educação e Cultura, da UFMG, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais. O Programa é desenvolvido no Centro de Referência da Juventude da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e se articula à Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH). O projeto integra professores dos cursos de Medicina, Psicologia, Educação, Letras, Dança, Artes Visuais, Educação Física e Design, além de profissionais do Circo e da Gastronomia. A vertente da pesquisa/intervenção com adolescentes, alunos de escolas públicas municipais, visa criar, com eles, metodologias que provoquem um novo laço com o saber, com a cultura e consequentemente, com a escola. Almejamos com essa pesquisa uma abordagem transdisciplinar de um problema complexo como a evasão escolar, enlaçando universidades públicas, a rede municipal de educação e os adolescentes.