Período da Residência: 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020

Residente do IEAT, Eduardo Martín Tarazona Santos possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Bologna (Itália), Mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutorado em Bioquímica pela UFMG e em Antropologia pela Universidade de Bologna. Fez Pós-doutorado em genética de populações humanas e epidemiologia genética na Universidade de Maryland e no National Cancer Institute (NIH, USA). É Professor Associado do Departamento de Biologia Geral da UFMG, onde lidera o Laboratório de Diversidade Genética Humana (LDGH) desenvolvendo as seguintes linhas de pesquisa: (1) Como a diversidade genômica de populações nativas e miscigenadas de América Latina influencia a arquitetura genética de doenças complexas e da resposta a fármacos nestas populações. (2) Inferências sobre a história demográfica pré-colombiana das populações nativas americanas e sobre a origem e dinâmica da miscigenação pós-colombiana nas Américas, utilizando dados genéticos. (3) Desenvolvimento de conceitos e ferramentas de biologia computacional para o estudo da diversidade genética humana, com atenção à transparência e reprodutibilidade do processo científico. O grupo está atualmente empenhado na iniciativa LDGH-Translational Genomics, com um enfoque transdisciplinar que integra conceitos estatísticos, das ciências da computação, biomédicos e da saúde pública aplicados na global precision medicine e na medicina baseada em evidências, no contexto do ecossistema de saúde e inovação. Eduardo Tarazona Santos foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFMG (Conceito CAPES 6, 2010-2013), Membro da Câmara de Ciências Biológicas da Fundação de Amparo do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG, 2016-2017), Chefe do Departamento de Biologia Geral da UFMG (2016-2017). Atualmente é Coordenador do Laboratório Multiusuário de Genômica da UFMG e vice-coordenador da Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão. Eduardo Tarazona Santos tem liderado publicações científicas em revistas importantes como PNAS, Genome Research, Molecular Biology and Evolution, Blood e The American Journal of Human Genetics.

MISCIGENAÇÃO, DIVERSIDADE GENÔMICA E DOENÇAS COMPLEXAS NO BRASIL

O projeto envolve uma série de publicações e atividades orientadas a compreender o processo de mestiçagem e sua dinâmica no Brasil e em América Latina, considerando seus aspectos biológicos e culturais, assim como as implicações na saúde das pessoas. O projeto também envolve a iniciativa Mosaico Translational Genomics, que tem como objetivo levar os conceitos e ferramentas desenvolvidos pelo grupo do Prof. Tarazona para o ecossistema de inovação e saúde.