Período da Residência: 01/08/2011 a 31/07/2012

Professor Geraldo Wilson Fernandes é professor titular de Ecologia no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e bolsista 1 do CNPq. Graduou-se em Ciências Biológicas pela UFMG (1983), fez o mestrado na Northern Arizona University (1987) em Ecologia e obteve o grau de Ph.D na mesma universidade (1992) em Ecologia Evolutiva. Foi professor visitante da Darmstadt Technish Universität e University of Alberta em varias oportunidades em projetos sobre florestas tropicais e mudanças climáticas.  Foi um dos editores de livro publicado pela Wiley & Sons (1991) sobre interações entre animais e plantas e autor de mais de 300 artigos e capítulos de livros, com mais de 50 orientandos de pós-graduação no país e exterior.


INSTALAÇÃO DO INSTITUTO DE OBSERVAÇÃO DA TERRA

Compreendem os objetivos da projeto:

1) Montar uma proposta para concretizar e viabilizar o início das operações de um instituto de nível de excelência, e inédito na America do Sul, Centrado na pesquisa sobre o efeito das mudanças climáticas globais na biodiversidade da flora e fauna do Brasil com especial foco nas montanhas, especialmente a serra do Espinhaço. O Instituto já existe e conta com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, da UFMG, e da Fiocruz, dentre inúmeros outros. A iniciativa é pioneira e inovadora em todos seus aspectos;

2) Montar pelo menos quatro propostas de workshops sobre temas diversos, a serem realizadas em Minas Gerais (Ecologia do Cerrado, Serviços Ambientais, Instituto de Observação da terra, Campos Rupestres).

3. Finalizar proposta e iniciar trabalhos que resultem na publicação de um livro sobre o estado de arte das interações animal-planta, a ser publicado simultaneamente em Inglês, Português e Espanhol em 2012/2013.

4. Montar proposta e iniciar livro sobre o estado da arte dos estudos em tumores de plantas no Brasil, a ser publicado em 2012.

5) Co-editar livro sobre modelagem ecológica e evolução em conjunto com editores da Universidade Federal de Ouro Preto, University of Griffts (Austrália) e Pennsylvania State University (USA).

6) Dar início as atividades do programa de doutorado interinstitucional em evolução e Modelagem em conjunto com pelo menos 5 Universidades do Estado de Minas Gerais e tantas outras do exterior.

7) Dar prosseguimento de implantação do Núcleo da ComCerrado/MCT na UFMG. São Inúmeros os resultados esperados, considerando-se a abrangência da proposta. Mas de forma geral pode-se dizer que considera-se-á como resultados esperados a implantação dos diversos projetos.