Início da residência: 30 de novembro de 2020

Residente do IEAT, Heloísa de Carvalho Torres é graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Enfermagem pela UFMG e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, com estágio de doutorado sanduíche na l’Université de Montréal. Realizou pós-doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública, vinculada à da Fiocruz, na Faculdade de Letras da UFMG e na Universidade de Porto. É professora Associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG, onde desenvolve pesquisa sobre (i) Avaliação de Programas Educativos e Sociais, (ii) Elaboração, Adaptação e Validação de Instrumentos em Diabetes Mellitus e (iii) Aplicativos para as praticas de autocuidado em Diabetes Mellitus e doença falciforme, Envelhecimento, Cuidador Informal e Família. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq, recebeu Grant do Programa Pesquisador Mineiro (PPM – FAPEMIG) e lidera o Núcleo de Pesquisa Gestão, Educação e Avaliação em Saúde (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq). E coordenadora do projeto de pesquisa Avaliação das intervenções comportamentais em condições crônicas. É coordenadora do Projeto de Extensão Programa Instrumentos de mensuração para as práticas educativas em doenças crônicas: interdisciplinaridade e inovação, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Letras e o Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Participa de convênios de cooperação acadêmica e intercâmbio de pesquisa com a Universidade de Porto.


AVALIAÇÃO DE PROGRAMA PSICOEDUCATIVO ORIENTADO PARA O EQUILIBRIO EMOCIONAL DO CUIDADOR FAMILIAR DA PESSOA COM DIABETES MELLITUS EM HEMODIÁLISE

O presente projeto visa desenvolver um protótipo conceitual e metodológico para avaliar a efetividade de um programa psicoeducativo orientado para a saúde mental e o bem-estar do cuidador familiar. O programa psicoeducativo será executado por meio das estratégias metodológicas: (i) educação em grupo e (ii) intervenção telefônica para interação de cuidadores familiares que partilham os mesmos problemas. O programa usará uma abordagem participativa e dialógica, que conduz à gestão das emoções, resolução de problemas, cuidado de pessoas com diabetes em hemodiálise e autogestão do diabetes. O estudo será dividido em duas fases: Fase I – Desenvolvimento de instrumento (protocolo), tendo como componente inovador o paradigma do cuidado proativo e a incorporação da perspectiva dos componentes comportamental e emocional como fatores de impacto no sucesso do programa realizado; Fase II – Uso do protocolo obtido na Fase I para guiar os profissionais da área da Saúde a conduzir o programa psicoeducativo orientado para a saúde mental e o bem estar do cuidador familiar dentro de um Ensaio Clínico Aleatorizado. A relevância social da proposta se dá em virtude dos benefícios que seus resultados imediatos podem ter, pois, ao se controlar o equilíbrio emocional da família e, sobretudo, do cuidador familiar, promove-se a prevenção da descompensação da pessoa com diabetes em hemodiálise, o que redunda em mais eficácia e controle de gastos (custos) em saúde.