Período da Residência: 1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017

Residente do IEAT, professora Léa Freitas Perez possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, licenciatura em 1979 e bacharelado em 1980. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Porto Alegre e Doutorado em Anthropologie Sociale et Ethnologie pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1993). Estágio sênior de pesquisa, no ISCTE-IUL, Lisboa, entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. Membro do Conselho Científico da ABA (2002-2006). Coordenadora da Comissão de Ensino da ABA (2006-2008). Vice-coordenadora da Comissão de Ensino e Ofício da ABA (2008-2010). Membro do Conselho Fiscal da ABA (2006-2008). Membro do Conselho Fiscal da ANPOCS (2008-2010). Fundadora, em, 2002 e coordenadora do Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis, UFMG. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul entre 1987 e 1996. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1997, atualmente é professora titular. Tem experiência na área de confluência entre história, antropologia e sociologia, com ênfase em Festa, Religião e Cidade, notadamente no Brasil e em Portugal. Bolsista de produtividade do CNPq.


FESTA, RELIGIÃO E CIDADE: INTERFACES E MODULAÇÕES LUSO-BRASILEIRAS

Esta proposta não constitui nenhuma novidade, vez que se propõe retrilhar caminhos já percorridos, mas quer fazer de um outro modo, com intuito de repensar a questão fundamental proposta por Roberto DaMatta, o que faz o brasil, Brasil, revisitando o tema de nossas heranças portuguesas. Para tanto, e parafraseando Lilia Schwacrz, “nada melhor do que tomar a festa como objeto, a festa que não é senão uma forma sintética de reflexão sobre a vida” (2001: 69). Assim, o objetivo central dessa proposta é de fundo teórico, com um evidente acento transdisciplinar, na confluência entre história, sociologia e antropoligia, tentando ousar enfrentar, mais uma vez, o desafio de um mergulho (pela via da literatura histórica, sociológica e etnográfica brasileira e portuguesa, associada ao clássico trabalho de campo) na riqueza e na multiplicidade do multiverso festivo brasileiro e português. Inspirada nessa literatura, de cunho transdisciplinar, tomo como objeto de estudo as festas religiosas urbanas do catolicismo brasileiro e português, notadamente as de sua vertente popular, desde uma tripla perspectiva histórica, sociológica e etnográfica. O horizonte é pretensioso, bem sei, mas a ambição é de pequeno alcance, uma vez que se fazem necessários recortes e ênfases, que delimito a seguir.

O objetivo geral do projeto é de fundo teórico, histórico e etnográfico, tentando ousar enfrentar, mais uma vez, o desafio de um mergulho (pela via da literatura histórica, sociológica e etnográfica brasileira e portuguesa, associada ao clássico trabalho de campo) na riqueza e na multiplicidade do multiverso festivo brasileiro e português, investigando a coimplicação a genealógica e estrutural entre festa, religião e cidade.

São seus objetivos específicos:

1) Cartografar dentro do ciclo festivo anual do catolicismo luso e brasileiro algumas de festas comuns aos dois países, a saber: o ciclo da Paixão/Ressurreição, com ênfase nas formas processionais dessas celebrações, notadamente as procissões da semana santa, particularmente para a procissão dos Passos em Lisboa/Portugal e Sabará/Minas Gerais.

2) Analisar comparativamente os elementos que relacionam as festas observadas em Minas Gerais às suas matrizes, ou seja, as festas portuguesas. 3) Analisar as transformações que podem estar acontecendo nessas festas tradicionais em função de seu forte apelo turístico contemporâneo.

O resultado mais imediato desta pesquisa é de cunho conceitual e refere-se à possibilidade de uma melhor compreensão do potencial da tríade festa, religião e cidade produzir vínculo social e possibilitar uma compreensão mais acurada da vida em coletividade, em sua dimensão afetual. Considerando a dinâmica das transformações sociais e a intensificação dos problemas implicados no complexo mundo urbano que se dissemina em nosso país, a pesquisa nas diferentes poderá contribuir enormemente para a formulação de políticas públicas e de intervenção mais eficazes, tanto aquelas direcionadas aos crescentes processos de patrimonialização em curso no Brasil, como para com universos mais amplos, que dizem respeito aos dramas sociais implicados no processo de urbanização. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentam enorme potencial de contribuir não apenas com a produção do conhecimento acadêmico, como também como subsídio à formulação de políticas públicas.