Período da Residência: 01/06/2013 a 31/05/2014

Professor Léo Heller possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006. É professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais. Na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe do Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98), Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008). Foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (1992-2011). É pesquisador nível 1ª, da área de Ciências Ambientais do CNPq, tendo sido membro desse CA do CNPq (2008-11), seu coordenador (2010-11) e membro do CATC (2010-11). Tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas de abastecimento de água, saúde ambiental e políticas públicas.


ROMPENDO AS BARREIRAS DISCIPLINARES DO SANEAMENTO BÁSICO

O projeto versa sobre o desenvolvimento teórico-metodológico de duas abordagens interdisciplinares relacionadas à referida temática central: as relações entre saneamento, políticas públicas e saúde ambiental e as inovações sócio-técnicas em saneamento básico.

Inserido em dois projetos, um aprovado no âmbito do Programa Ciência Sem Fonteiras e outro financiado pela Comissão Europeia, o projeto “Rompendo as barreiras disciplinares do saneamento básico” contará com a participação do renomado pesquisador Sandy Cairncross da London School of Hygiene and Tropical Medicine e de pesquisadores da Newcastle University. Buscando romper as relações entre políticas públicas de saneamento e a saúde coletiva, o projeto buscará o desenvolvimento teórico-metodológico de temas ligados ao conceito de inovação sócio-técnica, tema este considerado polêmico e controvertido quanto à sua significação e implicações, o que requererá significativo esforço metodológico para análises de abordagens em realidades distintas e contextos tecnológicos diversos.