Período da Residência: 1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017

Residente do IEAT, Márcia Cançado é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995), fez um primeiro pós-doutoramento no Departamento de Linguística de Rutgers University (EUA, 2001/2002) e um segundo pós-doutoramento no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP, 2009/2010). Atua na área de Linguística, com ênfase na interface Semântica Lexical/Sintaxe e Descrição do Português Brasileiro. É autora dos livros “Manual de Semântica”,”Catálogo de Verbos do Português Brasileiro” (coautoria Godoy, L.; Amaral, L.), e “Introdução à Semântica Lexical; papéis temáticos, aspecto lexical e decomposição de predicados” (coautoria Amaral, L.). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Classes Verbais do Português Brasileiro, Decomposição em Predicados Primitivos, Estrutura Argumental, Alternâncias Verbais, Papéis Temáticos, Hierarquia Temática, Aspecto Lexical, entre outros.


LINGUÍSTICA, INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO – ABORDAGENS PARA UM CATÁLOGO DE VERBOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

O projeto tem como objetivo relacionar e dar continuidade a três frentes disciplinares de pesquisa nas áreas de Linguística Teórica e Descritiva, Educação e Informática. Os resultados obtidos na parte teórica da análise servirão de subsídios e serão aplicados no desenvolvimento dos outros dois projetos. Os projetos serão desenvolvidos a partir do programa de pesquisa, intitulado “Descrição e representação semântica do léxico verbal do português brasileiro”, que vem sendo desenvolvido pela autora, orientandos e colaboradores (ex-orientandos e docentes externos à UFMG) desde 1995. Esse programa teve como resultado principal, até o momento, o trabalho intitulado “Catálogo de Verbos do Português Brasileiro – classificação verbal segundo a decomposição de predicados. Volume I: verbos de mudança”. Esse trabalho, em coautoria com Luisa Godoy (UFVJM) e Luana Amaral (UFMG), foi publicado em 2013, pela Editora UFMG, e apresenta uma ampla e minuciosa descrição e análise do léxico verbal do português brasileiro (PB) e ainda uma ampla descrição da gramática da nossa língua. Consta desse trabalho uma listagem dos verbos do PB (862 verbos), divididos em determinadas classes, segundo as propriedades sintáticas e semânticas, e sentenças relativas a essas propriedades (5500 sentenças), além de uma parte introdutória que explicita a abordagem teórica usada no tratamento desses dados. Os três projetos a serem desenvolvidos no IEAT, que podemos entender como subprojetos de um projeto mais abrangente, terão como base os resultados desse extenso trabalho de pesquisa.

O primeiro subprojeto, de natureza teórica e descritiva, dará continuidade ao primeiro catálogo de verbos e se propõe a seguir na ampla e exaustiva investigação sobre o léxico verbal do PB, concentrando-se, nessa segunda parte, nos verbos conhecidos como verbos de atividade. Estão envolvidos nesse subprojeto, pesquisadores e alunos da UFMG.

O segundo subprojeto, relacionado à área de informática, trada da construção de um banco de dados informatizado a partir do primeiro volume do “Catálogo de Verbos do Português Brasileiro” (Cançado et al., 2013). Tal banco permitirá aos usuários realizar consultas simples e complexas e aos desenvolvedores efetuar atualizações e correções continuamente. Pesquisadores e interessados em fenômenos lexicais e gramaticais poderão facilmente verificar a existência ou não de determinadas classes, a possibilidade ou não da coocorrência de determinadas propriedades, identificando eventuais lacunas que podem influir em decisões de cunho teórico, além da consulta de exemplos em que os verbos em questão são utilizados. Estão envolvidos nesse subprojeto, pesquisadores e alunos do Departamento de Ciências da Computação e da Faculdade de Letras da UFMG.

O terceiro subprojeto, relacionado à área de Educação, visa desenvolver um método e, consequentemente, um material didático para o ensino de Português como Língua Estrangeira ou Adicional (PLE/PLA), enfocando o nível da estrutura linguística, adotando para isso os dados e as análises encontrados no “Catálogo de Verbos do Português Brasileiro”. Uma justificativa importante para o presente projeto é a carência bibliográfica que reside não exclusivamente nos livros de PLE/PLA, mas nos livros didáticos de línguas estrangeiras, de maneira geral. Trata-se da ausência de um método sistemático de ensino que se conhece como “estrutura argumental”. Estão envolvidos nesse subprojeto, pesquisadores e alunos da UFMG e UFVJM.

O projeto prevê como resultados: a) a elaboração final do “Catálogo de verbos do PB. Volume II: verbos de atividade” em formato de publicação; b) a disponibilização do banco de dados na WEB, já atualizado com novos dados do segundo catálogo; c) a apresentação do plano piloto de um método de PLE/PLA, disponibilizado para testes em turmas de Português para Estrangeiros.