Período da Residência: 01/03/2013 a 28/02/2014

Professor residente do IEAT, Marco Aurélio Romano-Silva é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1990, concluiu o doutorado em Bioquímica, também, pela UFMG em 1994. Obteve o Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2000) e a Livre-docência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (2003). Ex-Professor Associado do Departamento de Farmacologia da UFMG. Atualmente, é professor titular de Psiquiatria. Atua na área de Neurociência, com ênfase em Psiquiatria, Medicina Molecular, Neuropsicofarmacologia e Genética Molecular. É Coordenador do INCT de Medicina Molecular.


NEUROMODULAÇÃO AO LONGO DO CICLO VITAL

O projeto tem por objetivo articular a formação de uma rede colaborativa na UFMG para o estudo e aplicação da neuromodulação em condições normais e patológicas. Para alcançar tal objetivo o projeto pretende: a) identificar grupos na UFMG, nas diversas áreas do conhecimento, possuidores de competências (knowhow e/ou equipamentos) aplicáveis à investigação de fenômenos e intervenções neuromodulatórios; b) definir um problema como foco de atuação (ex.: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH), de maneira aproveitar as competências identificadas em “a” e convergir os esforços para objetivos comuns; c) realizar experimentos e/ou intervenções preliminares como “ prova de principio” e testar a capacidade de interação da rede; d) elaborar proposta de financiamento para projeto(s) da Rede de Pesquisa em Neuromodulação formada, para submissão a agências de fomento (nacionais e internacionais).

Ao final do projeto espera-se alcançar as seguintes metas: o desenvolvimento de uma rede voltada para o incentivo e cooperação em estudos em neuromodulação; a elaboração de projeto cooperativo para submissão a agências fomento e captação de recursos financeiros; a produção de protocolos de investigação; a formação de recursos humanos capazes de transitar pelas diversas áreas e trabalharem de forma cooperativa e fortalecimento e integração dos programas de pós-graduação envolvidos na proposta.