Período de residência:  04 de março a 31 de dezembro de 2024

Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Marcos Callisto de Faria Pereira concluiu gaduação em Ciências Biológicas (Ecologia, 1991), Mestrado em Ecologia (1994) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atua como Professor Titular no Departamento de Genética, Ecologia e Evolução (ICB) da UFMG, onde coordena o laboratório de Ecologia de Bentos. Como docente na UFMG desde 1997 desenvolve atividades de ensino-pesquisa-extensão e inovação ecológica em projetos financiados por agências de fomento federais (CNPq, CAPES), estadual (FAPEMIG) e em parceria com Gerências de Meio Ambiente de empresas como GERDAU e Eletrobras Furnas. Tem experiência nas áreas de Limnologia e Ecologia de Bentos, com ênfase em Ecologia de Riachos, Biomonitoramento, Bioindicadores de Qualidade de Água, Educação Ambiental (Ciência Cidadã) e Avaliação de Impactos Ambientais. Atua na área Ambiental com ênfase em ecologia aquática, gestão de qualidade de água em bacias hidrográficas tropicais, conservação de biodiversidade, bens e serviços ecossistêmicos, sustentabilidade ambiental. Em práticas transdisciplinares integra conceitos ecológicos sólidos, metodologias de avaliação ecológica e índices multimétricos que permitem diagnosticar, monitorar e capacitar diversos setores da sociedade para sensibilizar e desenvolver o pensamento crítico sobre questões relacionadas à qualidade de água e conservação de biodiversidade em bacias hidrográficas no Brasil. Orienta estudantes de graduação e pós-graduação que já não podem aprender apenas dentro das salas de aula, ou fechados em seus laboratórios, ou diante dos programas de busca da internet. Devem ser levados a experimentar na pele a natureza, conhecer a biodiversidade, saber da história daquelas paisagens, daquelas montanhas e daqueles rios.

SUSTENTABILIDADE DA BIODIVERSIDADE AQUÁTICA EM UM PLANETA EM MUDANÇA

O projeto de pesquisa contempla atividades de ensino-pesquisa-extensão e inovação ecológica. O projeto se situa no contexto de atividades desenvolvidas em Ecologia Aquática na UFMG, através de parcerias em Environment, Social, Governance (ESG), em projeto de pesquisa financiado pela Eletrobras-Furnas no estudo de qualidade ecológica e bioindicadores de qualidade de água em bacias hidrográficas de empreendimentos hidrelétricos no Brasil. A residência também prevê a atuação na editoria do livro Rivers of South America (Editora Elsevier), realizada com pesquisadores de Portugal, Uruguai e Venezuela. Esta publicação terá 25 capítulos sobre as principais regiões hidrográficas de nosso continente. Além disso, o projeto irá abarcar atividades de educação ambiental (ciência cidadã) com escolas parceiras, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e parcerias com Gerdau e Eletrobras-Furnas. O tema deste projeto é, portanto, na área Ambiental com ênfase em ecologia aquática, qualidade de água, conservação de biodiversidade, bens e serviços ecossistêmicos, sustentabilidade ambiental.