Período da Residência: 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016

Residente do IEAT, professora Maria do Carmo Freitas Veneroso é artista pesquisadora e Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Mestre (Master of Fine Arts – MFA) pelo Pratt Institute, New York, EUA (1984). Bacharel em Belas Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Pós-doutorado pela Indiana University Bloomington, EUA (2009). Trabalha sobre as relações entre as artes, focalizando o livro de artista, o múltiplo, o campo ampliado da gravura e suas interseções e contrapontos com a escrita e a imagem no contexto da arte contemporânea. Divide as suas atividades artísticas com a prática do ensino, da pesquisa, da publicação e da administração universitária. Coordena o grupo de pesquisa Caligrafias e Escrituras. Tem experiência na área de Artes Plásticas, Teoria, Crítica e História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, gravura, livro de artista, fotografia, relações entre palavra e imagem, memória, arquivo e apropriação nas artes. É membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG que ajudou a fundar, desde 2001. Coordenou a implantação do primeiro Doutorado em Artes do Estado de Minas Gerais e quinto do Brasil, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É membro do conselho editorial de três revistas de programas de Pós-Graduação em universidades brasileiras e no exterior, da Revista do Instituto Arte das Américas, do qual é membro. Foi professora da Indiana University, Bloomington, EUA, em 2009, e coordena intercâmbio de cooperação com essa universidade. Tem obras na coleção da Fine Arts Library, da Indiana University, Bloomington, EUA, do Museu de Arte da Pampulha e em acervos particulares. Tem exposto sua produção artística no Brasil e no exterior. Publica livros e artigos sobre suas pesquisas, em jornais e revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Organiza e participa de eventos nacionais e internacionais na sua área. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e consultora Ad-Hoc da Capes e do CNPq. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), da IAWIS – International Association of Word and Image Studies, da Southern Graphics Society, EUA e do IMPACT International Multi-disciplinary Printmaking Conference.

QUANTO AO LIVRO OU APROXIMAÇÕES ENTRE LIVROS DE ARTISTA E DA COLEÇÃO DE OBRAS RARAS E ESPECIAIS DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFMG

O projeto que privilegia as relações interartes, pelo viés da intermidialidade, abrangendo também atravessamentos transdisciplinares entre as artes e outras disciplinas, tendo como tema a exploração do diálogo entre livros de artista contemporâneos e livros considerados raros ou especiais dos séculos XVI a XIX, pertencentes à Coleção de Livros de Artista e à Coleção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG (BU/UFMG).

As obras compõem duas importantes coleções pertencentes à UFMG, que oferecem um rico material de pesquisa, que será explorado por esse trabalho, colaborando para a formação de uma fortuna crítica sobre as obras, contribuindo também para a sua divulgação e incentivando novas pesquisas. Os seguintes eixos temáticos nortearão a pesquisa, tendo como principal referência as relações entre palavras e imagens: mapas/geografia (o espaço no/do livro), poética/política (o livro como arma), o arquivo artístico/literário (a memória no livro), a letra como imagem, a imagem da letra (as palavras no livro), arte e ciência (diálogos).

O projeto resultará em uma publicação e na curadoria de um “ensaio expositivo” na BU/UFMG, onde serão expostos os livros de artista e os livros raros estudados, além de um livro de artista produzido especificamente para esse fim, e que dialogará com um livro raro da Coleção; na abertura da exposição haverá um Seminário sobre o tema da pesquisa; resultados parciais da pesquisa serão apresentados em seminários, colóquios e congressos no Brasil e exterior; serão orientados trabalhos de alunos sobre temas pertinentes à pesquisa; serão publicados textos em revistas indexadas e coletâneas; será criada uma disciplina de pós-graduação sobre o tema da pesquisa. Dessa forma, o projeto integrará a pesquisa, a extensão e o ensino da arte contemporânea na Universidade, explorando-a como polo de produção, conservação e divulgação da arte e da cultural.