Período da Residência: 01/03/2013 a 28/02/2014

Professora Patricia Franca-Huchet é professora titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do BE-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo. Doctorat e Master pela Université de Paris I, Sorbonne. Master 1 pela Université de Paris VIII. Pós-doutorado pela Université de Paris III Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel (IRCAV) e no Centre de Recherche en Esthétique du Cinéma et des Images (CRECI). Trabalha sobre a imagem focalizando seu interesse pela reconstrução crítica da tradição pictural. É membro do IAWIS: International Association of word and image studies, atual sede na UQÃM, Montréal. Coordena o grupo de pesquisa BE-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo; que concebeu. É membro do corpo permanente do PPGArtes da EBA/UFMG que ajudou a fundar desde 1998. Foi professora da Universidade de São Paulo [ECA-CAP] de 1995 a 1997, a convite do Professor Walter Zanini e Júlio Plaza. Tem publicações em livros e revistas especializadas no Brasil e em outros paises. Foi professora convidada da Universitat Politècnica de Valência. Pesquisou, expôs e publicou na Fondation Danäe/França. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem, fotografia, pintura, literatura.


ENTRE A HISTÓRIA E A FICÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO HETERÔNIMO NA PRÁTICA FOTOGRÁFICA E LITERÁRIA

O projeto é desenvolvido dentro da linha de pesquisa “Estudos sobre a imagem e a história”, do Grupo BE-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo. Faz-se continuidade da pesquisa anterior A fotografia como categoria do pensamento artístico. Abrange a prática com a imagem fotográfica e sua problematização artística e teórica. Mostra como objeto central a nossa relação com as imagens – da história, e, sobretudo, da história da arte que são retrabalhadas pela fotografia. Essas se tornam o material de uma ficção e de uma experiência do autor como heterônimo. Em torno da fotografia e em decorrência desse caráter ficcional investigar-se-á a noção de teatralidade em um trabalho de montagem que deseja resignificar imagens, referências visuais e textuais. Procuramos assim resituar fragmentos retirados da história [textos e imagens] em uma reatualização artística que resulta em uma iconografia crítica no presente. Intenta-se, pois, através da produção, unir a pesquisa fotográfica e a reflexiva em torno de um mesmo objetivo: o heterônimo, seu pensamento e sua produção, na forma de livros, exposições e apresentações em várias modalidades, o que procura fazer dessa pesquisa um processo dinâmico de montagem e edição. A questão da teatralidade da imagem fotográfica revela-se fundamental nessa pesquisa, já que ela ressalta a pertinência atual das produções artísticas e críticas que tomam como objetivo central nossa relação ambígua com as imagens [a ficção] e consequentemente a experiência do espectador. Através desse corpus de categorias críticas e de procedimentos artísticos, essa pesquisa tem como horizonte ou como motivação intrínseca a intensidade da presença das imagens na formação do indivíduo e da coletividade.