Período da Residência: 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016

Residente do IEAT, professor Raoni Guerra Lucas Rajão é professor de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia no departamento de Engenharia de Produção da UFMG e membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (linha Estudos Sociais da Tecnologia e Expertise) da mesma instituição, e professor visitante da Universidade de Bremen (Alemanha). Ele também atua nos programas de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (UFMG) e Social and Political Sciences of the Environment (Radboud University/Holanda), tendo já participado como co-orientador nos programas de Pós-graduação em Educação (UFMG) e Sustainability Leadership (Cambridge University/Inglaterra). Ele é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Milão-Bicocca (Itália) e Mestre e Doutor em Organização, Trabalho e Tecnologia pela Universidade de Lancaster (Inglaterra). Desde o mestrado se dedica ao estudo da relação entre tecnologia, ciência e políticas públicas, com ênfase na avaliação de políticas de controle do desmatamento e de pagamento por serviços ambientais. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG e CNPQ e é bolsista de produtividade em pesquisa pela mesma instituição.


PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES SOBRE A GESTÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS EM MINAS GERAIS: BUSCANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, ORGANIZAÇÕES E POLÍTICAS.

O objetivo do projeto de pesquisa é examinar, de uma perspectiva transdisciplinar,  a gestão do pagamento por serviços ambientais (payment for environmental services – PES) no estado de Minas Gerais com particular foco nos mercados de cotas de reservas ambientais (CRAs) e créditos de carbono por desmatamento evitado (REDD+) de modo a contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e da crise hídrica no estado. Para explorar esse assunto, o proponente irá colaborar com pesquisadores da UFMG  em duas grandes áreas do conhecimento. No contexto das ciências duras e engenharias serão realizados estudos quantitativos que buscam avaliar ex post e ex ante o efeito de políticas ambientais em vigência e/ou em discussão no nível federal e estadual. Para isso serão utilizadas ferramentas de modelagem, dados provindos de imagens de satélite e dados quantitativos primários obtidos a partir de questionários. Já dentro das ciências sociais serão analisadas as dinâmicas organizacionais e políticas relativas ao desenvolvimento e implementação dessas políticas de gestão ambiental em Minas Gerais através de entrevistas e observação participativa de atores chave. Esses dois componentes serão então confrontados utilizando-se de uma abordagem sócio-técnica que almeja a transdisciplinariade ao integrar a inteligência coletiva proveniente da Engenharia de Produção, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Economia, Geoprocessamento, Ecologia de Paisagem e Sensoriamento Remoto. A partir dessa pesquisa pretende-se avançar o debate acadêmico e influenciar o desenvolvimento de políticas ambientais e contribuir para o debate entorno da gestão de serviços ambientais nos âmbitos estaduais e federais.