Período da Residência: 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016

Residente do IEAT, professor Renan Springer de Freitas é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestre em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ (1983) e doutor em Sociologia pela mesma Instituição (1989). Pesquisador visitante na Universidade de Amsterdam, no período 1990-1992, com bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES e Professor visitante na Duke University, EUA, em setembro de 2006. Atualmente é membro do Conselho Editorial da Philosophy of the Social Sciences. É também membro do Comitê de Assessoramento da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, com cátedra no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG). Temas sobre os quais leciona e publica: teoria sociológica, sociologia do conhecimento, sociologia da ciência e sociologia da religião.


REFORMADORES EDUCACIONAIS, EMPREENDEDORISMO CIENTÍFICO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO MODERNO: LIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL INGLÊS DO SÉCULO XIX.

A produção industrial característica do nosso tempo é tão inequivocamente vinculada ao conhecimento científico que soa até contraintuitivo imaginar uma indústria sem vínculos com a ciência. Entretanto, até muito recentemente esse era exatamente o caso: até o início do séc. XIX não só a indústria nada devia à ciência, como, também, sequer se presumia que entre elas pudesse existir algum tipo de vínculo. Esse quadro só veio a se alterar no decorrer do próprio séc. XIX, a começar, como sabido, pela revolução industrial inglesa. O Objetivo desse trabalho é examinar o que mudou em relação à indústria, por um lado, e em relação à ciência, por outro, a partir das primeiras décadas do séc. XIX, para que a ciência pudesse se transformar na base do desenvolvimento industrial. Procura-se, mais especificamente, mostrar o papel desempenhado por reformadores educacionais escoceses e empreendedores científicos alemães no processo que conduziu a essa mudança.