Período da Residência: 01/03/2013 a 28/02/2014

Professora Rosângela Pereira de Tugny cursou graduação em Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), DEA em Música e Musicologia – Université François Rabelais de Tours (1991) e doutorado em Música e Musicologia – Université François Rabelais de Tours (1996). Atualmente é professora associada do Departamento de Teoria Geral da Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenou projetos no Acervo Curt Lange da UFMG e no Laboratório de etnomusicologia da UFMG, desenvolvendo pesquisas sobre as práticas musicais indígenas e com os repertórios de cantos do povo TIkmu’un – Maxakali. Publicou livros e artigos sobre música contemporânea e etnomusicologia. Em colaboração com especialistas indígenas, traduziu e organizou a publicação de filmes, gravações e livros de tradução de cantos e mitos.


CANTOS DE SOBREVIVÊNCIA E ANCESTRALIDADE NO TERRITÓRIO DA ESCRITA

O projeto “Cantos de sobrevivência e ancestralidade no território da escrita” pode ser caracterizado como uma pesquisa científica que tem na base de seu projeto de conhecimento o combate ao apagamento simbólico e ao preconceito desferido contra os povos indígenas em geral e aos Tikmu’un em particular, buscando desta forma tornar ainda mais visível o contraste deste contexto com o discurso indígena sobre sua força e sobrevivência eminentemente musicais.

O projeto firma-se, deste modo, sobre o estudo dos ricos e diversificados repertórios musicais dos povos ameríndios, presentes em suas narrativas e rituais em geral, e que são pivô da forma por excelência transdisciplinar em que se processa o conhecimento entre estes povos: é pela música que acionam os sistemas de reconhecimento e classificação natural, é a música que ordena estruturas sociais, engaja compreensões e diplomacias sociocosmológicas, é a música que age na cura de doenças. Neste sentido, a pesquisa propõe a interação de outros grupos e pesquisadores de diferentes áreas, sobretudo da linguística, música, antropologia, cinema e letras.