Período da Residência: 01, março de 2023 e 28 de fevereiro de 2024

Departamento de Comunicação Social – FAFICH – UFMG

Rousiley C. M. Maia é Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Obteve seu mestrado e doutorado em Ciência Política pela University of Nottingham, e pós-doutorado no Boston College, Estados Unidos. Integra a equipe de pesquisadores principais do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia e Democratização da Comunicação (INCT/IDDC); Research Project “Democracy Machine”, Penn State University, USA; e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI).

É autora de “Deliberative System and Interconnected Media in Times of Uncertainty” (com G. Hauber e T. Choucair, Palgrave, 2023) “Deliberation across Deeply Divided Societies: Transformative Moments” (com J. Steiner, M. C Jaramillo, S. Mameli, Cambridge University Press, 2017); “Recognition and the Media” (Palgrave, 2014), “Deliberation, the Media and Political Talk”(Hampton Press, 2012), “Media e Deliberação” (FGV, 2008), “Comunicação e Democracia” (com Wilson Gomes, Paulus, 2008).

Já coordenou projetos de cooperação bilateral com Universidade Carolina do Norte, USA e a Universidade de Berna, Suíça (2017-2021, Capes, CNPq), Universidade de Mannheim, Alemanha (2013-2018, CNPq/DFG); Universidade de Beira Interior, Portugal, (2010-2012, Capes/FCT), UFBA (Procad/Capes) e University of Stockholm, Suécia. Seus trabalhos vêm sendo publicados em periódicos como  European Political Science Review, Political Studies; Policy Science; Journal of Public Deliberation, Human Communication Research, Journal of Computer-Mediated Communication, Journal of Communication, International Press Politics, Representation, Journal of Political Power, entre outros.


INOVAÇÕES PARA APRENDIZAGEM DE CAPACIDADES DELIBERATIVAS EM ESCOLAS – COMPARTILHA FASE II

Este projeto trata da implementação da primeira experiência no Brasil de um programa para treinar e desenvolver capacidades deliberativas –habilidades para justificar as preferências e os valores; escuta recíproca e atenta; respeito mútuo, entre outros. A Fase I envolveu um experimento com grupos de tratamento e de controle, com mais de 500 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte (MG) e Belém (PA), entre 2017 e 2020. A partir do conhecimento já acumulado, a Fase II tem por objetivo de ampliar os recursos e diversificar os mecanismos para aprendizagem das capacidades deliberativas. Para tanto, um conjunto de ações será desenvolvido em escolas públicas em quatro regiões geográficas do país, Minas Gerais, Pará, Bahia e Paraná.  Pretende-se também desenvolver uma versão online e mobile do jogo “Que perfil é esse?” e plataformas digitais de discussão sobre a experiência entre participantes das escolas associadas

Ao tratar do combate à desinformação e ao desrespeito, o projeto “Inovações” parte do pressuposto que a autoexpressão dos estudantes para explicar os princípios e as atitudes que tornam as discussões de controvérsias mais democráticas terá efeito ainda mais positivo nas salas de aula, na mitigação de conflitos no ambiente escolar e em seu entorno. Ao combinar diferentes estratégias pedagógicas – ensino com instrução pelos participantes, jogos e debates autênticos – projeto, agora com ênfase em recursos digitais, poderá gerar impactos de longo prazo e contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção de direitos humanos que reconheçam as injustiças locais.

Desenvolvido por equipes de pesquisadores da UFMG, UFPA, UFTPR, UFOB

Neste endereço estão disponíveis dois vídeos sobre a primeira fase do projeto.  (https://www.youtube.com/playlist?list=PLQ6eGEd4v2iBiiu7mrKrZvpCaetdTUbzV).

Todo material produzido será disponibilizado para replicação do projeto em outras escolas brasileiras (https://legadocompartilha.wixsite.com).