Período da Residência: 01/03/2013 a 28/02/2014

Professora Thaïs Cristófaro Alves da Silva é professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C. Mestre em Linguística pela UFMG (1986), Doutora em Linguística pela Universidade de Londres (1992) e Pós-Doutorado na Universidade de Newcastle (2002) e na PUCMINAS (2011). Foi Presidente da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN, gestão 2005-2007; Coordenadora da Câmara de Pesquisa em Ciências Sociais, Humanas e Artes da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) entre 2009-2012; coordenadora do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL no biênio 2010-2012. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), vinculada à Linha de Pesquisa: FONOLOGIA. Coordena o Laboratório de Fonologia, da Faculdade de Letras da UFMG onde desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: 1) Difusão Lexical: uma abordagem dinâmica da organização lexical (CNPq 30.65.95/2011-7); 2) E-labore: Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita (COEP UFMG, ETIC 235/08) e 3) Emergência de Padrões Fonológicos (PPM-VI-00357-12) e Dinamicidade das representações mentais: estudos em sonoridade (IEAT). Resultados de pesquisa referentes a estes e outros projetos já concluídos podem ser obtidos na página na internet: www.letras.ufmg.br/cristofaro (ver publicações) e em www.projetoaspa.org para resultados de pesquisa em curso do Projeto ASPA.  Em parceria com o professor Hani Camille Yehia, da Escola de Engenharia da UFMG, desenvolveu uma proposta de ensino interativo de Fonologia e Fonética que pode ser acessada em www.fonologia.org. Este projeto busca também documentar amostras de áudio de diversas regiões do Brasil. A atuação científica de Thaïs Cristófaro Silva centra-se em fonologia, fonética, variação sonora e aquisição da linguagem oral e escrita acolhendo alunos com formação em diversas áreas do conhecimento – Letras, Fonoaudiologia, Psicologia, Engenharia, etc. – para supervisão e desenvolvimento de projetos. Sua atuação profissional tem caráter multidisciplinar, sobretudo vinculando-se à Linguística Teórica e Aplicada, com ênfase em fonologia, fonoaudiologia e tecnologia de fala.

DINAMICIDADE DAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS: ESTUDOS EM SONORIDADE.

O projeto “Dinamicidade das representações mentais: estudos em sonoridade” buscará compreender a natureza dinâmica das representações mentais com ênfase nas representações sonoras. Além disso, o projeto irá debater os seguintes pontos específicos: discutir estudos de casos do português brasileiro relativos à variação e mudança sonora; explorar propostas teóricas que sugerem a multi-especificação de redes que gerenciam as representações mentais; investigar a natureza gradiente das propriedades fonéticas na construção do conhecimento gramatical; contribuir para um maior conhecimento da interação entre o componente sonoro e a organização gramatical; contribuir para a abordagem teórica que sugere que o conhecimento linguístico seja organizado probabilisticamente e avaliar mecanismos dinâmicos que gerenciam as gramáticas das línguas naturais e, especial, a gramática do português brasileiro.

Deste modo, em seu viés transdisciplinar, a proposta se pauta na relação do desenvolvimento motor com a cognição ao vincular a área de linguística com a fisiologia e motricidade (articulação), física (acústica), engenharia (modelagem dinâmica) e neurociências (cérebro). Pretende-se explicar como a apropriação de rotinas motoras vinculadas a conceitos abstratos leva à organização do conhecimento gramatical criando estruturas estáveis e gerenciando a variabilidade.