Os Centros de Memória brasileiros, criados no país na década de 70 são considerados fontes primárias para pesquisas e, geralmente, abarcam coleções temáticas preciosíssimas e constituem o patrimônio histórico e científico de muitas universidades. Além de preservarem coleções históricas, os centros também atuam na divulgação científica e disseminação do conhecimento para públicos variados, contribuindo no fortalecimento da cultura, valores e capital intelectual de uma determinada comunidade. O Centro de Memória da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Cememor UFMG) foi um dos primeiros centros implantados no Brasil e hoje é responsável pela salvaguarda de uma rica coleção bibliográfica, arquivística e museológica relacionada à saúde e ao exercício da Medicina.

O presente projeto tem como objetivo geral formalizar a união de pesquisadores das áreas de Artes, História, Medicina, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Engenharia Nuclear por meio de um grupo de pesquisa chamado “MeTsarte: Transdisciplinaridade – elo entre história, medicina, saúde, tecnologia e arte” para o desenvolvimento de pesquisas transdisciplinares que girem em torno do acervo do Cememor UFMG. Este projeto justifica-se pela necessidade da criação e financiamento de um grupo de pesquisa que tenha como universo o próprio patrimônio universitário, o que permitirá o fortalecimento da identidade institucional e a criação de laços mais firmes com a comunidade externa. A partir da criação de grupos de trabalho menores entre os pesquisadores participantes, serão desenvolvidas pesquisas transdisciplinares que girem em torno das coleções especiais do Cememor, além de oficinas práticas com a comunidade externa, exposições físicas e virtuais, dentre outros produtos. A concretização deste projeto seria iniciativa inédita na Universidade, comprovando que os centros de memória são fontes inesgotáveis para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em junho de 2023, o MeTsarte foi registrado como grupo de pesquisa no CNPq.