Circuito Arqueológico

Os agendamentos de grupo estão suspensos no site, devido à greve dos servidores das universidades e institutos federais de ensino, deflagrada dia 11/03/2024.

O Circuito Arqueológico tem como objetivo revelar histórias envolvendo as ocupações humanas anteriores à chegada dos colonizadores europeus. Neste contexto, interessados em participar de visitas mediadas envolvendo esse circuito deverão escolher uma das opções indicadas abaixo, informando-a no formulário “Fazer Agendamento”, que se encontra em Agendamento de grupos.

Opção 1: Cultura e Diversidade das sociedades indígenas pré-coloniais
O Circuito temático inclui caminhada por trilha na mata do Museu e visita à exposição de arqueologia “Diversidade em contextos arqueológicos indígenas de Minas Gerais ao longo dos últimos 14 mil anos”, com o objetivo de abordar o conceito de cultura e diversidade cultural das sociedades indígenas pré-coloniais, demonstrando a importância destas sociedades para o conhecimento das diversas culturas existentes no mundo e suas mudanças ao longo do tempo.
Além da caminhada pela mata e visita à exposição, o circuito inclui uma oficina de pigmentos naturais, com produção do pigmento e pintura em papel kraft, fazendo referência às pinturas rupestres utilizadas por alguns povos indígenas (recomendado a partir dos 9 anos de idade).

Opção 2: Cerâmica arqueológica: produção, conservação e legado
O Circuito temático inclui caminhada por trilha na mata do Museu e visita à exposição de arqueologia “Diversidade em contextos arqueológicos indígenas de Minas Gerais ao longo dos últimos 14 mil anos”, demonstrando de forma ampla e interativa sobre as cerâmicas arqueológicas brasileiras, apontando a importância desses bens como legado histórico dos povos indígenas do Brasil e a consequente necessidade da preservação da integridade física dessas peças. Arqueologia e Conservação-Restauração são as áreas do conhecimento envolvidas nesta atividade.
Além da caminhada pela mata e visita à exposição, o circuito inclui uma oficina de escavação e restauro, com simulação de uma escavação arqueológica e da atividade de reconstituição das peças escavadas a partir da união e encolagem dos cacos escavados (recomendado a partir dos 7 anos de idade).

Público alvo

Grupos de estudantes e outros não escolares, grupo de jovens, funcionários de empresa etc.

Faixa etária

Ver recomendação na descrição

Condições

Mediante agendamento e pagamento de taxa de entrada

Número de participantes por turno

10 a 60 visitantes

Duração

2h30

Local

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG