Circuito Jardim Botânico

Agendamento temporariamente fechado.

Trilha interpretativa que promove o contato com a natureza, possibilitando contextualizar diversos conteúdos das áreas de Botânica, Ecologia e outras correlatas. São oferecidos 3 diferentes roteiros temáticos, a depender do objetivo do grupo:
1. Ênfase em Ecologia – Interações Ecológicas: caminhada pela reserva florestal do MHNJB, ressaltando a beleza do ecossistema e como os diferentes componentes bióticos (organismos vivos) e abióticos (fatores ambientais) interagem uns com os outros. Além da caminhada, esta trilha oferece uma visita ao Viveiro de Mudas ou ao jardim sensorial, bem como oficinas educativas (recomendado desde Educação Infantil);
2. Ênfase em Botânica – Morfologia Vegetal: caminhada pela reserva florestal do MHNJB, ressaltando aspectos relacionados às diferentes formas dos vegetais e suas principais estruturas. Além da caminhada, esta trilha oferece uma visita ao Jardim Sensorial ou ao viveiro de mudas, bem como oficinas educativas (recomendado a partir dos 7 anos de idade);
3. Ênfase em Botânica – Evolução Vegetal: caminhada pela reserva florestal do MHNJB, ressaltando os principais grupos vegetais, suas principais características e adaptações, traçando um percurso temporal até a conquista do ambiente terrestre pelas plantas. Além da caminhada, esta trilha oferece uma visita ao jardim sensorial ou viveiro de mudas, bem como oficinas educativas (recomendado a partir dos 12 anos de idade).

Público alvo

Grupos de estudantes (todos roteiros) e outros não escolares, como 3ª idade, grupo de jovens, funcionários de empresa etc. (sugestão da ênfase em Interações ecológicas).

Faixa etária

A partir de 5 anos (ver especificações acima na descrição dos roteiros)

Condições

Mediante agendamento e pagamento de taxa de entrada

Número de participantes por turno

10 a 60 visitantes

Duração

2h30

Local

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG