Circuito Jardim Botânico

Trilha interpretativa que promove o contato com a natureza, possibilitando contextualizar diversos conteúdos das áreas de Botânica, Ecologia e outras correlatas. São oferecidos 3 diferentes roteiros temáticos, a depender do objetivo do grupo:

1. Ênfase em Ecologia – Interações Ecológicas: caminhada pela reserva florestal do MHNJB, ressaltando a beleza do ecossistema e como os diferentes componentes bióticos (organismos vivos) e abióticos (fatores ambientais) interagem uns com os outros. Além da caminhada, esta trilha oferece uma visita ao Jardim Sensorial ou Viveiro de Mudas do MHNJB, bem como oficinas educativas (recomendado desde Educação Infantil);

2. Ênfase em Botânica – Morfologia Vegetal: caminhada pela reserva florestal do MHNJB, ressaltando aspectos relacionados às diferentes formas dos vegetais e suas principais estruturas. Além da caminhada, esta trilha oferece uma visita ao Jardim Sensorial ou Viveiro de Mudas do MHNJB, bem como oficinas educativas (recomendado a partir dos 7 anos de idade);

3. Ênfase em Botânica – Evolução Vegetal: caminhada pela reserva florestal do MHNJB, ressaltando os principais grupos vegetais, suas principais características e adaptações, traçando um percurso temporal até a conquista do ambiente terrestre pelas plantas. Além da caminhada, esta trilha oferece uma visita ao Jardim Sensorial ou Viveiro de Mudas do MHNJB, bem como oficinas educativas (recomendado a partir dos 12 anos de idade).

Visitas agendadas a partir de 05/04

Horários:

de terça à sexta das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30

aos sábados de 8h30 às 11h30

Público alvo

Grupos de estudantes (todos roteiros) e outros não escolares, como 3ª idade, grupo de jovens, funcionários de empresa etc (sugestão da ênfase em Interações ecológicas).

Faixa etária

A partir de 5 anos (ver especificações acima na descrição dos roteiros)

Condições

Mediante agendamento e pagamento de taxa de entrada

Número de participantes por turno

10 a 60 visitantes

Duração

2h30

Local

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

    Tipo de grupo *
    Instituição privada de ensinoInstituição pública de ensinoNão escolar - entidade privada com ou sem fins lucrativosNão escolar - entidade públicaPessoa físicaOutro

    CNPJ ou CPF *

    CEP *

    Logradouro *

    Número *

    Complemento

    Bairro *

    Cidade *

    Estado *

    Nome do solicitante *

    Telefone *

    Email *

    Dados da visita

    Data da visita * (de terça à sábado)
    (vagas esgotadas para setembro e outubro)

    Turno * (sábado somente turno da manhã)
    Manhã (8h30 às 11h30)Tarde (13h30 às 16h30)

    Número de pessoas
    Número de participantes/alunos *

    Número de acompanhantes responsáveis *

    Faixa etária dos visitantes *

    Há alguma pessoa com deficiência no grupo? *

    Favor optar por uma das trilhas interpretativas abaixo, segundo os interesses e objetivos da visita (detalhes na aba INFORMAÇÕES):

    Você pode optar por uma das oficinas educativas disponibilizadas abaixo, segundo os interesses e objetivos da visita. Caso não tenha interesse em participar de oficinas, sinalize marcando a opção correspondente a esta alternativa. (OPCIONAL)

    Meu grupo não tem interesse em participar de oficinas educativas.

    Oficina Álbum das Partes Vegetais: utilizando partes de plantas prensadas e previamente secas, como frutos, sementes, folhas, flores, raízes etc, o visitante constrói um pequeno mostruário vegetal, que pode ser levado para escola.

    Oficina Plantar: reaproveitando materiais recicláveis como garrafas PET e embalagens tipo Tetra Pak®, o visitante realiza o plantio de espécies herbáceas aromáticas, de uso culinário e medicinal, e leva para sua casa para usá-las no dia-a-dia. São trabalhados conceitos de métodos de produção de mudas e seu desenvolvimento. Observação: Os participantes devem trazer os materiais recicláveis para o plantio, preferencialmente cortados conforme manual enviado pelo agendamento.

    Objetivo da visita e observações