Volume 10

Editorial:

Com a publicação do numero X dos Arquivos do Museu de História Natural, consideramos que esta revista tenha se consolidado esperando que continue merecendo o apoio das autoridades da UFMG e o reconhecimento da comunidade científica.
Prossegue assim, a divulgação dos trabalhos realizados por pesquisadores da UFMG ou por correspondentes e colaboradores.
Iniciamos com um levantamento da bibliografia recente sobre a Arqueologia brasileira, o qual complementa a lista publicada nos Arquivos IV/V, acompanhado por uma análise quantitativa das citações e de uma avaliação bibliométrica das principais revistas.
Documentos inéditos no Brasil sobre a atuação de P. Lund, no início do século XIX, trazem uma contribuição ao conhecimento dos primórdios da literatura arqueológica no Brasil.
Em seguida, vem uma série de ensaios sobre arte rupestre mineira, preparados para serem apresentados na ocasião de duas reuniões científicas.
Uma terceira parte é formada por artigos que tratam da pré-história de outros estados ou de cultura popular: estudos de cerâmica arqueológica (Konduri) e neobrasileira (Alto Médio São Francisco) foram realizados por pesquisadores da UFMG, enquanto abrimos esta revista a correspondentes de outras instituições. É assim que novas informações sobre os sambaquis fluviais paulistas (incluindo as primeiras datações sobre este tipo de sítio) completam os artigos publicados nos Arquivos n° II, aproveitando as prospecções da Sociedade Brasileira de Espeleologia.
Na última parte, retoma-se a divulgação interrompida desde o volume I dos Arquivos, das pesquisas realizadas no campo da Zoologia pelo Setor de Ictiologia do Museu de História Natural. A partir do próximo número (n° XI, ano 1986), os Arquivos serão normalizados, seguindo orientação da Biblioteca Central. Para tanto, realizamos algumas modificações e fornecemos aos futuros colaboradores da Revista as instruções para apresentar os manuscritos.
É com a satisfação de ter contribuído a tornar os Arquivos um instrumento de trabalho reconhecido para pesquisadores (como se verifica pela leitura do artigo de A. de Souza), que entregamos este volume à gráfica da UFMG, agradecendo particularmente ao Prof. Wolney Lobato, Diretor do Museu de História Natural, pelo total apoio e incentivo, sem o qual esta publicação nunca teria sido realizada.

André Prous
Coordenador da publicação


< Voltar