REQUERIMENTOS

Nesta página, os discentes e público externo têm acesso às instruções e procedimentos para realizar requerimentos acadêmicos de forma on-line.

Importante destacar que os requerimentos abaixo relacionados deverão ser solicitados por meio do SIGA <Clicar em Meus Requerimentos de Ocorrências – Criar novo requerimento – Selecionar tipo de requerimento>, obedecendo os prazos previstos no Calendário Acadêmico da UFMG.

Documentos solicitados pelo SIGA:
– Continuidade de Estudos
– Desistência Formal
– Trancamento Parcial de Matrícula
– Trancamento Total de Matrícula
– Revisão de Desligamento
– Aproveitamento de Assiduidade e
– Comprovação de Conhecimento

As demais solicitações, como requerimento de segunda chamada de prova, pedido de revisão de prova, ou dúvidas e reclamações, deverão ser enviadas para o e-mail do setor pertinente (contatos).

O prazo de resposta será de até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento, com exceção dos requerimentos de aproveitamento de estudos e revisão de desligamento, que demandam deliberação do Colegiado de Graduação do Curso.

Veja as instruções para cada solicitação:

– Aproveitamento de Assiduidade

– Aproveitamento de Estudos

– Certificado digital pessoal

– Continuidade de Estudos

– Desistência Formal

– Estágio obrigatório

– Estágio não obrigatório

– Exame de Comprovação de Conhecimento

– Exame Especial

– Inclusão de nome social

– Inscrição à Colação de Grau

– Matrícula isolada

– Mobilidade Nacional

– Mobilidade Internacional

– Plano de Ensino (Programa Analítico)

– Recurso e/ou reconsideração contra decisão acadêmica

– Reformulação do Plano de Estudos

– Regime Especial

– Regime Acadêmico Especial para Permanência/RAEP

– Renovação de matrícula

– Reopção de Curso

– Requerimento de integralização de carga horária de atividade acadêmica complementar (Agronomia)

– Requerimento de integralização de carga horária de atividade acadêmica complementar (Engenharia de Alimentos)

– Revisão de desligamento

– Segunda chamada de prova

– Trancamento parcial de matrícula

– Trancamento total de matrícula

– Transferência e Obtenção de Novo Título

– Transferência Especial

EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Nesta página, o estudante ou egresso têm acesso às instruções e procedimentos para solicitar a emissão dos documentos, abaixo relacionados.

Graduação:
– Carteirinha estudantil
– Comprovante de matrícula
– Declarações
– Histórico
– Diploma

Cursos técnico e tecnológicos:
– Declarações
– Histórico
– Diploma
– Certidão de tempo escolar do curso técnico.

Nas solicitações feitas por e-mail, o requerente deverá informar:
Nome: xxxxx
Número de matrícula: xxxxx
Curso: xxxxx
Documento solicitado: xxxxx
Finalidade do documento: xxxxx

Para acesso aos e-mails dos setores, clique aqui

Veja as instruções para cada solicitação:

– Crachá estudantil

– Declaração (estágio, meio passe estudantil, processo seletivo, conclusão de curso e outros fins)

– Previsão de formatura exclusiva para entrega á FUMP

– Comprovante de matrícula

– Histórico da graduação

– Diploma da graduação

– Declaração do curso técnico

– Histórico do curso técnico

– Diploma do curso técnico

– Certidão de tempo escolar do curso técnico

ENTREGA DE DOCUMENTOS

Nesta página, o estudante ou egresso podem consultar se o documento solicitado se encontra disponível para entrega. Será necessário apresentação de documento original com foto para entrega do documento, quando retirado pelo requerente, ou procuração, quando retirado por terceiro.

Crachá Estudantil

– Curso de Administração

– Curso de Agronomia

–  Curso de Engenharia de Alimentos

– Curso de Engenharia de Agrícola e Ambiental

– Curso de Engenharia Florestal

– Curso de Zootecnia

 

Diploma da graduação

Lista dos diplomas físicos registrados e disponíveis para retirada 

 

Documentos do curso Técnico

– Histórico do curso técnico

– Diploma do curso técnico

– Certidão de tempo escolar do curso técnico

INFORMAÇÕES

Nesta página, o estudante tem acesso às informações sobre a vida acadêmica na UFMG.

ATIVIDADES COMPLEMENTATES NO PERÍODO NOTURNO (Administração)

 

Suspensas durante a pandemia de covid-19, as Atividades Acadêmicas Complementares (AACs) do período noturno presenciais voltarão a ser realizadas nesta terça-feira, dia 18 de abril de 2023.

Palestras, oficinas, cursos e outros eventos são propostos por diferentes instâncias da UFMG e visam assegurar aos estudantes dos cursos noturnos oportunidade de acesso a atividades complementares à sua formação, cuja oferta, na comparação com a do turno diurno, é geralmente reduzida.

As atividades, no ano de 2023, acontecerão nos dias 18 de abril, 19 de maio, 26 de setembro e 27 de novembro.

 

Instruções:

a) Para se inscreverem nas atividades, os estudantes deverão acessar o Sistema de Gestão de Eventos <https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/userlogin/login> até a meia noite do dia da realização da atividade, conforme cronograma abaixo;

 

b) Entre com seu usuário e senha. Caso não tenha cadastro clique aqui <https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/userlogin/signup> (Recomendamos o uso do navegador Mozilla Firefox. Este sistema não está vinculado ao MinhaUFMG)

 

c) Faça o login/senha e acesse INSCREVER – PRÓ – REITORIA DE GRADUAÇÃO – Eventos em andamento – INSCRIÇÃO – SELECIONE A ATIVIDADE (ver cronograma abaixo) e clique em INSCREVER – INFORME SUA MATRÍCULA;

 

d) Os certificados de participação serão emitidos pelo Sistema de Gestão de Eventos <https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/userlogin/login> apenas para membros da comunidade universitária da UFMG que tenham efetuado sua inscrição nas atividades nos prazos estipulados e tenham assinado a lista de presença. A participação de pessoas externas à UFMG, apesar de não ser vedada, será permitida apenas na modalidade ouvinte, sem direito a certificação.

 

Cronograma:  

18/04/2023 – PalestraDesdobramento das políticas e diretrizes da Fundação Sara Albuquerque Costa e seu Programa de ComplianceInstituto de Ciências Agrárias ICA/UFMG, Bloco C, 2º andar, auditório.

19/05/2023 – Palestra – Chega de “Papo de Coach”: Reafirmando a Educação Superior na Economia do Conhecimento – Instituto de Ciências Agrárias ICA/UFMG, Bloco C, 2º andar, auditório.

 26/09/2023 – Palestra – Políticas públicas para a educação superior e o lugar da universidade – Instituto de Ciências Agrárias ICA/UFMG, Bloco C, 2º andar, auditório.
Palestrante: Prof.ª. Christine Veloso Barbosa Araújo

27/11/2023 – A definir

Para dúvidas sobre inscrições ou problemas na emissão de certificados, entre em contato pelo e-mail colgradadm@ica.ufmg.br.

 

Nos termos do Regimento Geral da UFMG, o art. 87 da Resolução Complementar CEPE/UFMG nº 01/2018 enumera seis situações que geram extinção automática do vínculo do(a) estudante com a UFMG:

 

“I – ultrapassar 30% (trinta por cento) do tempo máximo de integralização a ele atribuído sem concluir 20% (vinte por cento) do total de créditos necessários para a integralização do percurso curricular a que estiver vinculado;

II – ultrapassar 50% (cinquenta por cento) do tempo máximo de integralização a ele atribuído sem concluir 40% (quarenta por cento) do total de créditos necessários para a integralização do percurso curricular a que estiver vinculado;

III – ultrapassar o tempo máximo de integralização a ele atribuído;

IV – atingir 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não, com Nota Semestral Global (NSG) menor que 50 (cinquenta), calculada nos termos do art. 100*;

V – não efetivar matrícula no prazo definido para matrícula regular em um período letivo para o qual não tenha obtido trancamento total de matrícula; ou

VI – for infrequente em atividades acadêmicas curriculares que correspondam a mais de 50% (cinquenta por cento) dos créditos em que estiver matriculado em um período letivo.

 

*Para os(as) estudantes cujo registro inicial tiver ocorrido até e inclusive o ano de 2018, continuará valendo o critério das antigas Normas de Rendimento Semestral Global (RSG) para fins de desligamento. Ou seja, o critério IV supracitado será modificado, substituindo-se o indicador NSG pelo RSG, calculado exatamente como até então, e tomando-se como referência 3 (três) ocorrências consecutivas ou não desse indicador menores ou iguais a 1,0 (um). Ou seja, o novo indicador de NSG não será usado para fins de desligamento de estudantes cujo registro tenha ocorrido antes de 2019.

Clique aqui para acessar as informações sobre defesa de TCC. Informações e orientações poderão ser obtidas com o professor da disciplina e com o orientador.

A UFMG dispõe de várias formas de ingresso em seus cursos de graduação, destinados a candidatos brasileiros e estrangeiros. Para a maioria dos processos, a Instituição atende a Lei 12.711/2012, que estabelece as regras sobre a reserva de vagas em instituições federais de ensino público.

Para a modalidade presencial, que constitui a maioria dos cursos ofertados pela UFMG, há diversas formas de ingresso, sendo o Sisu a principal. Conheça as regras e especificidades de cada uma delas em https://ufmg.br/cursos/formas-de-ingresso/ingresso-em-graduacao.

Para cursos de graduação na modalidade a distância, a instituição oferece vagas para bacharelado e licenciatura. As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Centro de Apoio à Educação a Distância.

Após efetivar o registro online e fazer o upload da documentação. O que devo fazer agora?

A documentação será analisada por um dos conferentes e, caso necessário, ele entrará em contato pelo email e/ou telefone cadastrados no registro online.

Os candidatos da deverão aguardar a publicação do resultado no site de acordo com cada chamada e cronograma publicado na instrução. Os candidatos que tiverem o registro deferido deverão aguardar o envio do comprovante de registro e matrícula, via email, de acordo com o cronograma estabelecido na instrução. Caso o candidato seja indeferido, será necessário verificar os prazos e as instruções para protocolar o recurso.

Obs: O envio do comprovante de registro e matrícula ocorre durante todo o dia de acordo com o cronograma da instrução, por isso, aguardar até o final do dia para recebimento. Caso não receba, o candidato deverá enviar um e-mail para duvidaregistro@drca.ufmg.br.

 

Não recebi nenhuma informação para os candidatos que irão ingressar no 2° período letivo (semestre). Não encontrei meu nome nas listas divulgas no site. O que preciso fazer?

A documentação dos candidatos com ingresso no segundo período letivo (semestre) será analisada apenas quando estiverem concluídos os procedimentos de convocação do primeiro período letivo. Dessa forma, solicitamos aos candidatos que aguardem a divulgação do cronograma na página ufmg.br/sisu.

Atenção: Na hipótese de o candidato classificado para ocupar vaga prevista para o segundo período letivo ser convocado para antecipar seu ingresso na UFMG para o primeiro período letivo, ele deverá, obrigatoriamente, realizar todos os procedimentos previstos para registro acadêmico e matrícula para o primeiro período letivo. Esse procedimento observará, rigorosamente, a ordem de classificação dos candidatos. As informações sobre antecipação de entrada serão publicadas, exclusivamente, na página eletrônica ufmg.br/sisu. O candidato convocado para antecipar seu ingresso na UFMG para o primeiro período letivo que não efetuar os procedimentos decorrentes da alteração do período letivo de ingresso na UFMG, na data determinada para esse procedimento, perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente.

 

Caso tenha uma pendência de entrega de documento com data determinada no meu recibo e ou matrícula. Como devo proceder para resolução?

O candidato/aluno deverá encaminhar um email para o duvidaregistro@drca.ufmg.br.

– colocar no assunto: Pendência de documento.

– no corpo do texto: Número de matrícula, CPF e nome completo.

– em anexo o documento pendente digitalizado.

Não vi meu nome na lista para procedimentos presenciais. O que aconteceu?

A lista para realização de procedimentos presenciais é somente para candidatos que deverão passar pela Banca de Verificação e Validação da Condição da Deficiência e/ou Banca de Heteroidentificação. Ou seja, não há procedimentos presenciais para os demais candidatos.

 

Documentos para análise socioeconômica.

O candidato que ainda possuir dúvidas após a leitura do Edital, deverá encaminhar um email para reservadevaga@drca.ufmg.br.

 

Não consegui anexar documento para o registro online. Como faço?

A documentação para anexo deverá ocupar um espaço máximo de 2MB e estar em formato pdf. Caso o documento seja maior, orientamos compactar e tentar anexar novamente.

 

Não estou conseguindo a folha de NIPS e nem me cadastrar no MOODLE. Como fazer?

Favor clicar aqui e seguir todas as orientações. Caso não consiga ter acesso, favor entrar em contato com o suporte técnico da DTI (suporte@dti.ufmg.br).

 

Posso mudar o período letivo (semestre) de entrada?

Não é possível mudar o período letivo (semestre) de entrada, exceto para:

– O candidato que, em virtude da pandemia de Covid-19, não puder comparecer a qualquer ato presencial dos procedimentos de registro acadêmico e matrícula inicial poderá optar pela não entrada no semestre para o qual foi classificado para ocupar vaga tendo, no entanto, que se submeter a estes procedimentos em data futura o que ensejará o seu registro acadêmico e matrícula inicial em semestre letivo imediatamente subsequente.

– Candidatos aprovados em curso cuja entrada ocorra apenas no primeiro período letivo terão seu ingresso no primeiro período letivo, caso optem por se submeter aos procedimentos presenciais de registro acadêmico e matrícula inicial em período letivo posterior para o qual foi classificado.

– Candidatos aprovados em curso cuja entrada ocorra apenas no segundo período letivo terão seu ingresso no segundo período letivo, caso optem por se submeter aos procedimentos presenciais de registro acadêmico e matrícula inicial em período letivo posterior para o qual foi classificado.

O prazo para opção de ano/período letivo (semestre) de entrada deverá ser realizado de acordo com o cronograma divulgado na instrução. O candidato deverá enviar o formulário preenchido e assinado para o e-mail dra@drca.ufmg.br .

Obs: O candidato que optar pela não entrada no período letivo para o qual foi classificado também deverá efetuar o registro acadêmico, via internet, bem como o upload da documentação obrigatória.

 

Posso me matricular na UFMG mesmo com vínculo no Prouni?

O candidato deverá ver as regras do Prouni.

 

Devo me desligar da outra universidade federal para conseguir fazer o registro na UFMG? Posso aguardar o resultado e depois fazer o desligamento?

Caso seja aprovado, será necessário optar pela matrícula em um só curso. De acordo com a Lei nº 12.089/2009, é proibido uma mesma pessoa ocupar duas vagas em instituição pública de ensino superior. O estudante deve também estar atento às situações previstas no edital da UFMG.

Os sistemas de registro de cada universidade são diferentes, ou seja, se você tiver vínculo com outra instituição pública de ensino na graduação não impedirá de fazer o registro na UFMG. Porém, no momento do registro online, o candidato preenche com um sim declarando estar ciente que é proibida a ocupação de duas vagas em curso de graduação em instituições públicas de ensino. A partir daí, o candidato está ciente da lei e deve fazer o cancelamento. Não orientamos quando esse cancelamento deva ser feito.

 

Tenho que fazer manifestação de interesse na lista de espera quantas vezes?

Caso o candidato não seja convocado na chamada regular e ainda queira continuar participando do processo será necessário manifestar interesse em continuar participando da Lista de Espera por curso na página sisu.mec.gov.br. O período para este procedimento é estipulado a cada edição do Sisu.

Se ainda, não foi convocado pela lista de espera do MEC, os candidatos deverão realizar nova manifestação no Sistema da UFMG. O período e as instruções para este procedimento é estabelecido em edital e regulamentado pelo edital de Lista de Espera do Sisu na UFMG. É importante que o candidato imprima o comprovante de confirmação de interesse.

 

Tenho vínculo na Pós, posso estar matriculado também na graduação? Existe algum impedimento normativo? Qual é essa norma?

O candidato que já ocupar vaga na pós-graduação em qualquer que seja seu nível não tem direito ao registro acadêmico e matrícula em curso de graduação na UFMG. Esta situação fere o disposto nas normas vigentes que regulamentam a ocupação de vagas em instituição pública (Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009) e no artigo 30 do Regimento Geral da UFMG.

 

Perdi o prazo para registro online. Tem possibilidade de refazê-lo?

O candidato que não efetuar o registro online no prazo determinado, perderá o direito à vaga.

 

Não recebi o comprovante de matrícula de acordo com a data prevista. Meu registro foi indeferido? Estou sem saber o que fazer.

O envio do comprovante de registro e ou matrícula ocorre durante todo o dia de acordo com o cronograma da instrução, por isso, aguardar até o final do dia para recebimento. Caso não receba, o candidato deverá enviar um e-mail para duvidaregistro@drca.ufmg.br.

Posso concorrer pelo SISU, Habilidades e Transferência ao mesmo tempo? E seu passar. Como cancelar o curso?

Caso seja aprovado, será necessário optar pela matrícula em um só curso. De acordo com a Lei nº 12.089/2009 é proibido uma mesma pessoa ocupar duas vagas em instituição pública de ensino superior. O responsável pela conferência da documentação entrará em contato pelo email e/ou telefone cadastrados, durante o registro online, para resolução.

 

Tive meu registro indeferido. Qual foi o motivo?

O motivo do indeferimento é encaminhado para o e-mail do candidato logo após a divulgação da lista dos indeferidos. Caso o candidato não receba até o segundo dia útil, ele poderá solicitar o comunicado por meio do e-mail recurso@drca.ufmg.br.

 

Qual é a diferença entre o registro e a matrícula? Os dois são obrigatórios?

O registro é o primeiro ato acadêmico obrigatório, que formaliza a entrada do estudante na instituição. É o momento em que ele fornece seus dados pessoais e acadêmicos para cadastro.

A matrícula é o segundo ato acadêmico obrigatório. A primeira matrícula será realizada em todas as atividades acadêmicas obrigatórias do 1º período curricular do curso para o qual o candidato foi selecionado.

Dúvidas sobre o registro? Acesse ufmg.br/sisu

 

Onde consigo minha folha NIP’s?

Os alunos de Graduação podem retirar a 1ª via da Folha de NIPs através do link : https://sistemas.ufmg.br/nips

Problemas ou dúvidas para retirar sua Folha NIP’s? Escreva para: suporte@dti.ufmg.br

 

O que é o minhaUFMG?

O minhaUFMG é um sistema que reúne professores, alunos e funcionários num mesmo ambiente e proporciona uma maior integração de toda a comunidade universitária em um único espaço virtual.

 

Estou com problemas para acessar o minhaUFMG, quem devo procurar?

Problemas com seu minhaUFMG, Moodle, Folha NIP’s e Siga você pode procurar a Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG (DTI), pelo e-mail suporte@dti.ufmg.br, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O que é Siga UFMG?

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), onde estão informações como o horário das aulas, o contato com os(as) professores(as) e colegas, período de matrícula e outras.

 

O que é Moodle?

É um ambiente virtual de aprendizagem, por onde você terá acesso as suas disciplinas e outras informações.

 

Onde encontrar informações sobre minhas aulas?

Você pode entrar no seu UFMG Virtual – Moodle ou procurar a recepção da portaria de cada prédio do ICA/UFMG.

 

Para dúvidas e outras orientações, entre em contato com a Seção de Ensino

– Central de Oportunidades

– Conheça mais sobre a Vida Acadêmica na UFMG

– Conheça mais sobre as Regras Acadêmicas na UFMG

– Conheça sobre Apoio e Permanência e Bolsas na UFMG

– Fundação Mendes Pimentel – FUMP

– VIVER UFMG

CONTATOS

Ao enviar um e-mail, observar se há um modelo específico para envio de requerimentos  e/ou solicitação de emissão de documentos. Não havendo modelo específico, todas as solicitações devem informar os seguintes dados:

Nome completo:
Número de matrícula:
Curso:
Contato:
Descrição da dúvida ou solicitação:
Anexos, quando houver.

 

Seção de Registro Escolar

Coordenadora: Maria Isabel Alencar Dias
Subcoordenador: Jailson Ramos Magalhães
Telefone: (38) 2101-7750
E-mail: sensino@ica.ufmg.br

 

Seção de Estágio

Coordenadora: Edinalva Rodrigues Gonçalves
Subcoordenador: Jailson Ramos Magalhães
Telefone: (38) 2101-7741
E-mail: estagio@ica.ufmg.br

 

Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Administração

 Secretário: Jardel Batista Soares
Coordenador: André Luiz Mendes Athayde
Subcoordenador: Handerson Leonidas Sales
E-mail: colgradadm@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7957
Informações sobre o curso clique aqui

 

Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Agronomia

 Secretário: Warley Queiroz Santos
Coordenadora: Claudinéia Ferreira Nunes
Subcoordenador: Ernane Ronie Martins
E-mail: colgradagro@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7746
Informações sobre o curso clique aqui


Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Engenharia de Alimentos
 

Secretário: Jardel Batista Soares
Coordenadora: Claudia Regina Vieira
Subcoordenadora: Érika Endo Alves
E-mail: colgradcal@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7957
Informações sobre o curso clique aqui 


Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental

 Secretário: Edvaldo Souza Silva
Coordenador: Rodolpho César dos Reis Tinini
Subcoordenador: Luiz Henrique de Souza
E-mail: colgradengamb@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7779
Informações sobre o curso clique aqui

 

Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Engenharia Florestal

 Secretário: Edvaldo Souza Silva
Coordenador: Stanley Schettino
Subcoordenadora: Adriana Leandra de Assis
E-mail: colgradengf@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7779
Informações sobre o curso clique aqui

 

Secretaria Administrativa do Colegiado do curso de Graduação em Zootecnia

Secretário: Warley Queiroz Santos
Coordenadora: Fabiana Ferreira
Subcoordenadora: Cristina Maria Lima Sá Fortes
E-mail: colgradzootec@ica.ufmg.br
Telefone: (38) 2101-7746
Informações sobre o curso clique aqui