Para ingresso nos cursos de graduação da UFMG, na modalidade a distância, o candidato deve participar de um concurso vestibular, realizado em uma etapa, para o qual terá que, obrigatoriamente, ter prestado anteriormente o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O concorrente poderá escolher a maior nota obtida nas edições do exame, caso o tenha feito mais de uma vez. No ano de 2013, puderam se utilizadas as notas das edições de 2012, 2011 e 2010.

A nota final dos candidatos será definida pela média aritmética simples das notas de cada uma das cinco provas das áreas de conhecimento do Enem, representada por um valor até 100 pontos, com precisão de quatro casas decimais.

Para a modalidade a distância, não há duas entradas anuais. O ingresso ocorre apenas uma vez por ano, no primeiro semestre. A seleção é feita sempre por concurso público, regido por edital específico, disponibilizado nos sites do Caed/UFMG, http://www.ufmg.br/ead, da Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (Copeve/UFMG), https://www.ufmg.br/copeve.