Após realizar o seu registro acadêmico, que é o primeiro ato obrigatório para ocupar a vaga obtida na seleção, você precisará obter a sua identidade digital UFMG. Por meio da Folha de Números de Identificação Pessoal (NIPs), você fará o seu primeiro cadastro no minhaUFMG.

Acesse aqui as instruções para o cadastramento de novos estudantes no minhaUFMG.

O minhaUFMG é um sistema que integra professores, alunos e funcionários num mesmo ambiente virtual. Cada estudante possui uma conta individual que lhe permitirá o acesso a várias aplicações e sistemas de forma integrada, como e-mail @ufmg, UFMG Virtual - Moodle (usada como apoio on-line às atividades acadêmicas), diário de classe, notícias, entre outros.

Caso tenha problemas com a folha NIP’s ou o acesso ao minhaUFMG, entre em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) pelo e-mail suporte@dti.ufmg.br.

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) reúne informações como horário das aulas, período de matrículas, entre outros, e possibilita o contato com os(as) professores(as) e colegas. Assista ao vídeo abaixo e conheça o Siga:

Com o seu perfil minhaUFMG, não deixe de explorar o Siga. De fácil utilização, ele possibilita mais flexibilidade no planejamento e gerenciamento do seu curso, favorecendo, assim, a condução da sua vida acadêmica e organizando as diversas informações relacionadas à sua trajetória.  Acesse aqui o manual do Siga. Existe ainda o aplicativo SigaUFMG, disponível nos sistemas operacionais Android e IOS.

O vídeo abaixo apresenta as principais facilidades do aplicativo. Para mais informações, acesse o Manual de Funcionalidades do Aplicativo Siga UFMG:

 

O UFMG Virtual – Moodle é um ambiente de aprendizagem, por meio do qual você terá acesso às suas disciplinas. O seu login no portal minhaUFMG lhe dá acesso ao Moodle.

No Moodle, você poderá acessar suas turmas, fazer download do conteúdo do curso, receber notificações instantâneas de mensagens e outros eventos, fazer upload de imagens, áudio, vídeos e outros arquivos, ver as notas dos cursos e turmas lançadas na plataforma, exceto aquelas que foram lançadas no Diário de Classe.

Entenda o procedimento para postar um trabalho no Moodle no seguinte tutorial feito pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ):