A busca de respostas para essas questões levou a Google a financiar três pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ciência da Computação. Seus autores, todos alunos de doutorado, se debruçam sobre o comportamento dos usuários da rede mundial de computadores. Matérias sobre os três estudos estão publicadas na edição 1822 do Boletim UFMG, que circula esta semana com os seguintes assuntos: Reportagens Estratégias em disputa Rede de percepções Como se sente Posso crer? Vai ‘bombar’? No encalço do Celso Opinião Como compreender os sentimentos dos internautas? É possível prever se um vídeo lançado no YouTube terá sucesso? O que fazer para medir a confiabilidade de artigos publicados na web?
Encontro de economia política lança olhares para crise mundial e inserção geopolítica do Brasil.
A Google está desembolsando R$ 1 milhão para financiar cinco pesquisas de doutorado no Brasil que analisam comportamentos, sentimentos e percepções dos usuários na rede social. Três delas são da UFMG, desenvolvidas no âmbito do Departamento de Ciência da Computação (DCC).
Plataforma vai traçar preferências, medir intensidades das opiniões e atribuir peso às interações dos internautas.
Algoritmos permitem detectar grau de confiabilidade de artigos publicados na internet.
Pesquisa tenta prever popularidade de vídeos lançados no YouTube.
Estudante de curso de aperfeiçoamento do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) produz documentário sobre catador de materiais recicláveis.
O assistencialista e a economia política da pobreza
Em artigo, o mestre em História Vagner da Silva Cunha traça paralelo entre os recentes boatos sobre a extinção do Bolsa Família e as históricas revoltas populares diante de ameaças de perda de direitos e benesses sociais.