Capes-PrInt UFMG seleciona 158 candidatos para quatro modalidades de bolsas no exterior

quinta-feira, 13 de junho de 2019, às 17:44

Laboratório do curso de Engenharia Florestal. Foto: Lucas Braga | UFMG

Programa de Internacionalização da Pós-graduação divulga resultado da análise de mérito da primeira seleção. Contemplados totalizam 1.140 meses de bolsas.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulgou nesta quinta-feira (13) o resultado da análise de mérito das quatro chamadas internas do programa Capes-PrInt UFMG. No total, 158 candidatos foram aprovados. Nesta etapa, as propostas foram avaliadas por consultores externos, classificados pelo Grupo Gestor do programa e homologadas pela Câmara de Pós-Graduação, conforme edital.

Na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE), 74 candidatos foram aprovados para 552 meses de bolsa. Na chamada Professor (a) Visitante Júnior no Exterior (PVJE), foram 21 aprovações para 156 meses de duração, e na categoria Professor (a) Visitante Sênior no Exterior (PVSE), 11 candidatos foram aprovados para um período de 72 meses. Na modalidade Professor (a) Visitante do Exterior, foram 22 aprovações para missões de trabalho de 15 dias na UFMG. Por fim, 26 bolsas de pós-doutorado (PDOC) e 4 bolsas de Jovem Talento (JT) foram deferidas, todas por um período de 12 meses para realização de pesquisas na universidade.

O pró-reitor de Pós-graduação, Fabio Alves destaca a “qualidade da grande maioria das propostas analisadas e o rigor com que as avaliações foram conduzidas pelos consultores externos e pelos membros do grupo gestor”. Ressalta ainda o fato de que “as propostas contempladas com apoio estão vinculados a PPGs em todas as áreas do conhecimento, confirmando o amplo espectro de excelência da pós-graduação da UFMG.”

As avaliações foram realizadas por consultores externos, classificados pelo Grupo Gestor do programa Capes-PrInt UFMG e homologadas pela Câmara de Pós-Graduação em quatro níveis: Nível 1 – propostas aprovadas no mérito para receberem apoio financeiro pela Capes – Nível 2 – propostas aprovadas no mérito e com possibilidade de receberem financiamento em caso de desistências ou apoio financeiro suplementar pela Capes- Nível 3 – propostas aprovadas no mérito, mas que não conseguiram financiamento – Nível 4 – propostas indeferidas por não alcançar a nota mínima necessária de acordo com a regras das chamadas.

Os candidatos classificados no nível 1 que tenham mobilidade prevista para os meses de setembro e outubro deverão providenciar imediatamente a documentação necessária para fins de homologação de suas respectivas candidaturas junto à Capes.

Já os candidatos que não foram aprovados deverão acessar o Sistema de Fomento da PRPG, com seu login e senha, para verificar sua situação. Os pedidos de reconsideração também deverão ser enviados pelo mesmo sistema. O resultado da análise desses pedidos será divulgado até o dia 25 de junho. As listas dos candidatos aprovados podem ser conferidas aqui.

Próximas seleções

Para melhor permitir aos candidatos já organizar as suas estadias em universidades do exterior em 2020, as próximas chamadas para os editais Capes-PrInt UFMG serão divulgadas em agosto, com prazo de inscrições até novembro de 2019. “Desta maneira as mobilidades de 2020 poderão começar já em março e ao longo de todo aquele ano. Candidatos não contemplados podem já começar a se preparar para nova candidatura”, esclarece o pró-reitor.