Programa de internacionalização na pós divulga resultados de primeira etapa da seleção

sexta-feira, 26 de abril de 2019, às 13:14

Laboratório de química: programa se estrutura sobre quatro grandes temas. Foto: Foca Lisboa / UFMG

Capes Print/UFMG aprovou 256 propostas nas quatro modalidades

 

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da análise documental das quatro chamadas internas do programa Capes/Print no âmbito da UFMG, destinado à internacionalização. Nesta etapa, foi analisada a conformidade das solicitações, que precisavam atender às demandas especificadas nos editais. Os pedidos deferidos seguem agora para análise de mérito. A lista final de aprovados será divulgada em 12 de junho.

 

Na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior, foram 93 deferimentos. Na chamada referente a Professor(a) Visitante Júnior/Sênior no Exterior, destinada a docentes em efetivo exercício na UFMG que desejam expandir suas pesquisas fora do país, foram 62 aprovações. Na modalidade Professor(a) Visitante do Exterior na UFMG, 67 inscrições foram deferidas. E na categoria Doutor com Experiência no Exterior (DEE), 34 propostas foram aprovadas.

 

Os candidatos que tiveram a inscrição indeferida poderão apresentar pedidos de reconsideração até 5 de maio, pelo e-mail recursos@prpg.ufmg.br. O resultado da análise desses pedidos será divulgado até 10 de maio. A lista dos pedidos deferidos pode ser conferida no site da PRPG.

 

Internacionalização

 

O Programa Capes/Print visa à seleção de projetos institucionais de internacionalização de instituições de ensino superior ou de institutos de pesquisa que tenham ao menos quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, entre os quais deve haver, ao menos, dois cursos de doutorado.

 

Na UFMG, o projeto é construído com base em quatro grandes temáticas – Sustentabilidade, manejo de risco e governança, Novas tecnologias e fronteiras da ciência, Saúde e bem-estar e Direitos humanos –, para as quais convergem propostas de 57 programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. O Print/UFMG tem o objetivo central de criar uma cultura de internacionalização da pós-graduação por meio de abordagem transversal que possibilite aos grupos propor iniciativas que discutam temas estratégicos de caráter interdisciplinar.

 

 

Notícia originalmente publicada no Portal UFMG em 26 de abril de 2019, às 13h14