Rede de Museus realiza fórum de criação do Núcleo Integrador, órgão de assessoria técnico-científica previsto em seu novo regimento

O Fórum de Criação do Núcleo Integrador da Rede de Museus ocorreu no dia 12 de maio de 2016, no auditório do Museu de Ciências Morfológicas. O evento contou com a participação de coordenadores e representantes dos espaços integrantes da Rede de Museus, além de professores e especialistas da UFMG provenientes dos cursos de Museologia, Arquivologia, Conservação e Restauro, além do Sistema de Bibliotecas, ou seja, áreas relacionadas às atividades desenvolvidas cotidianamente nos museus e espaços de ciências e cultura da universidade.

As atividades se iniciaram com a apresentação dos resultados preliminares do projeto coordenado pelos professores do curso de Museologia Letícia Julião, Paulo Sabino e Eliane Cristina, denominado “Avaliação Museológica: Coleções e Museus da UFMG”. Em seguida, Marcus Silveira apresentou os resultados do projeto “Diagnóstico das condições de inventariação e informatização dos metadados referentes ao acervo dos espaços integrantes da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG”. Os dois projetos foram desenvolvidos no âmbito do Edital 10/2014 da PRPq e fornecem subsídios para a elaboração de estratégias de ação conjunta na Rede de Museus.

Durante os trabalhos, foram discutidas as diretrizes para a definição das normas de funcionamento do Núcleo Integrador. Também foram apresentados nomes para a composição do Núcleo Integrador, que serão submetidos à aprovação na próxima reunião do Conselho Coordenador da Rede de Museus.

A expectativa é que o Núcleo Integrador catalise a formação de Grupos de Trabalho que formulem propostas de ação conjunta da Rede de Museus nas áreas de “extroversão de acervos, ação educativa, tratamento de acervos, comunicação e público e gestão da informação”.

Compartilhe