Rede de Museus realiza a I Jornada de Museus Universitários

Realizou-se, entre os dias 24 e 25 de novembro de 2016, no auditório do Museu de Ciências Morfológicas, a I Jornada de Museus Universitários. Iniciativa do Núcleo Integrador da Rede de Museus, o evento contou com a participação da Professora Marta Lourenço (Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa) e do Prof. Marcus Granato (Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins – RJ).

Os trabalhos se iniciaram com a apresentação das professoras Letícia Julião e Eliane Cristina, ambas do curso de Museologia da UFMG, na qual conclusões e decorrências do projeto “Avaliação Museológica: Coleções e Museus da UFMG” foram discutidas. Em seguida, a Professora Marta Lourenço abriu os debates formulando sugestões à Rede de Museus, tendo em vista sua vasta experiência na gestão do patrimônio científico e universitário. Ela destacou a importância estratégica da manutenção do tripé “ensino-pesquisa-extensão” para a sustentabilidade dos museus universitários, bem como a necessidade de uma atuação proativa da Rede de Museus para a preservação de protocoleções que constituem uma verdadeira “matéria escura” nas universidades. Para tanto, a Profa. Marta Lourenço destacou como prioridade a convergência dos sistemas de informação sobre o acervo científico-universitário e a participação sistemática em fóruns internacionais dedicados ao debate de modelos de funcionamento em rede.

No dia seguinte, ocorreram a Mesa Redonda “Museus Universitários” e o Fórum Permanente de Museus Universitários. No primeiro evento, os professores Marta Lourenço e Marcus Granato discutiram questões referentes às especificidades dos museus universitários e sobre os desafios atuais da gestão do patrimônio científico e tecnológico nas universidades brasileiras. A seguir, os trabalhos se concentraram na formação de um comitê para a recuperação do histórico do Fórum Permanente de Museus Universitários e para a retomada de suas atividades, dando continuidade ao trabalho desenvolvido na referida instância pela Professora Maria das Graças, fundadora do Museu de Ciências Morfológicas da UFMG.