Historiadores compartilharam pesquisas sobre a história africana e a história afro-brasileira na tarde de quarta-feira, 19, na mesa-redonda As pesquisas sobre história, a história da África e a diáspora no Brasil, atividade da SBPC Afro e Indígena. De acordo com os palestrantes, aprofundar o conhecimento acadêmico e investir na formação de profissionais capacitados para abordar esses temas podem ajudar a tirar do papel a lei que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo da educação básica.

Apesar de a legislação estar em vigor desde 2003, a formação de docentes aptos a tratar dessa questão ainda é um desafio para as universidades. O professor de História da África da UFMG, Alexandre Marcussi, destacou o aumento das pesquisas nesse campo. A professora de História da África da Universidade do Estado da Bahia, Jacimara Souza Santana, abordou o papel das lideranças religiosas no processo de contestação colonial.

Ouça reportagem de Vanessa Bugre veiculada no Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa:

Jacimara Souza Santana abordou o papel das lideranças religiosas em Moçambique. Foto: Vanessa Bugre/UFMG Educativa