“É impossível a produção de alimentos hoje, no Brasil, sem o uso de herbicidas”, afirma José Barbosa, professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), durante a palestra Fitorremediação como ferramenta para a agricultura mais sustentável quanto ao uso de herbicidas, realizada na quarta-feira, 19, na programação científica da 69ª Reunião Anual da SBPC.

O pesquisador observou, no entanto, que os danos que os herbicidas causam ao solo podem ser reduzidos com o uso da fitorremediação, técnica que utiliza o plantio de determinadas culturas de plantas para purificar o solo de substâncias tóxicas.

Prejuízo

Segundo Barbosa, os herbicidas são prejudiciais ao ambiente, pois são utilizados em larga escala. Porém, os estudos da área têm reduzido bastante esse impacto negativo. “Enquanto na década de 1970 eram necessários dois quilos de herbicida para se combater plantas daninhas em um determinado espaço, em 1990, a quantidade necessária já era de 270 gramas”, explica.

O prejuízo ao meio ambiente tem sido ainda mais mitigado pelo grande desenvolvimento da fitorremediação. De acordo com o professor, tem havido aumento considerável de grupos de pesquisas e trabalhos dedicados ao estudo dessa técnica. Cada vez mais, as universidades brasileiras têm avaliado as plantas e elencado as mais indicadas para combate dos diversos tipos de toxinas disponíveis no mercado, destaca.