(As novas amigas Marle, Letícia e Anne. Foto: Marcella Ximenes)

A 69ª Reunião Anual da SBPC está chegando ao final e deixará memórias aos participantes, não só do conhecimento adquirido, mas também das pessoas que conheceram. As estudantes Letícia Lopes, da  Universidade Federal de Viçosa, Anne Valadares Silva Matos e Maria Marle da Silva, ambas da PUC Minas, por exemplo, se conheceram aqui. Depois de se juntarem, elas se programaram para ir a todas as conferências e mesas-redondas possíveis, frequentar um minicurso e aproveitar ao máximo a programação cultural da SBPC.

Letícia foi atraída pelo conteúdo. “Quando eu vi no site os tópicos inovação, diversidade e transformações, fiquei bem curiosa e quis participar”, conta. Marle lembra que, no primeiro dia, encontrou Letícia e Anne conversando e foi buscar informações. “Como todas nós estávamos sozinhas aqui, resolvemos nos unir. Posso dizer que ontem já comemoramos juntas o dia do amigo”, brinca. “Tenho certeza de que será a primeira participação de muitas outras. O que extraí daqui facilitará muito a minha caminhada acadêmica e profissional”, completa.

A estudante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Bruna Duarte também é estreante. Foi seu orientador quem a apresentou ao evento e a estimulou a vir. Vitor Ullmann, estudante da Universidade de Brasília (UnB), já participou em outra ocasião, mas conhecer Belo Horizonte empolgou-o. “Vim em busca de uma oportunidade multidisciplinar”, disse. Os dois se conheceram durante o evento e também aproveitaram para conhecer a programação em grupo. Lamentaram apenas não haver mais tempo para aproveitar ainda mais as atividades.

Bruna e Vitor junto com os colegas Laelson e Céline, intercambista na UFMG. Foto: Marcella Ximenes

Os estudantes Nilson Fernandes Moura Filho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Weverton Alison dos Santos Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados, se conheceram num almoço no Restaurante Universitário.

Nilson e Weverton. Foto: Marcella Ximenes

Nilson não fazia ideia do tamanho da programação. “São muito mais coisas do que eu imaginei”. Em seu último dia no evento, ele disse que ainda havia muito para ver e esperava conhecer alguns projetos antes de começar uma iniciação cientifica.

Weverton já havia participado da 67ª Reunião Anual da SBPC, em São Carlos, e conta que a edição deste ano correspondeu às suas expectativas: “Até surpreendeu pelo tamanho da Universidade, que impõe bastante respeito”. Ele veio apresentar seu trabalho na Jornada Nacional de Iniciação Cientifica e conta que conseguiu participar de tudo que queria e um pouco mais. “Até uma visita ao Departamento de Física, que consegui com o professor do meu minicurso”, comemorou.