A defesa da educação pública plural, laica, inclusiva e de qualidade, com recursos suficientes e crescentes, foi a tônica das 10 mesas-redondas, conferência e oficinas que, durante dois dias, movimentaram a SBPC Educação no Campus Regional da UFMG em Montes Claros.

O evento, encerrado na noite desta sexta-feira (7), integra as atividades da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorre em Belo Horizonte, de 16 a 22 de julho, e foi uma prévia do que deve ser a maior reunião científica da América Latina, que, pela quinta vez em sua história, será sediada na UFMG.

Parceira da UFMG e da SBPC na realização da SBPC Educação, a secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, afirmou que a atividade preparatória da Reunião Anual configurou-se como importante espaço de disputa política, contrário aos grupos que compreendem a educação como mercadoria. “Para nós, educação é investimento”.

Ao se referir à aprovação de uma moção pela revogação da Emenda Constitucional 95, de 2016, do Decreto MEC de 27 de abril de 2017 e da Portaria MEC nº 577, de 27 de abril de 2017, que limitam gastos públicos, a coordenadora da comissão organizadora da SBPC Educação, Isabel Antunes Rocha,  destacou que “se não atuarmos juntamente com as esferas mais amplas da política pública, haverá repercussões (negativas) na prática dos profissionais em sala de aula”.

Acompanhe o balanço da SBPC Educação feito pelos seus participantes e organizadores em vídeo produzido pela TV UFMG. Saiba mais sobre a moção aprovada pelos participantes aqui.