Assistência Estudantil
Publicado em:
07/02/2025| Atualizado em:
07/02/2025Assistência Estudantil
O que é a assistência estudantil da UFMG?
Para assegurar aos(às) estudantes o direito às condições necessárias à vida acadêmica, a UFMG pratica uma política de assistência estudantil elaborada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Mantida com recursos da própria Universidade, com o financiamento anual do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Governo Federal e por doações, essa política é integrada por um conjunto de ações que incluem o acesso subsidiado aos restaurantes universitários, às moradias estudantis, ao auxílio financeiro e à assistência à saúde. Além disso, o(a) estudante conta com condições favoráveis a seu enriquecimento cultural e à expansão da sua formação acadêmica.
A quem se destina a assistência estudantil da UFMG?
Os programas e benefícios de assistência estudantil da UFMG são destinados aos(as) estudantes em primeira graduação, regularmente matriculados(as) e frequentes nos cursos presenciais da Universidade, que necessitam de algum apoio para sua permanência.
O que fazer para ter acesso aos programas de permanência e assistência estudantil da UFMG?
Após a confirmação do registro acadêmico os(as) estudantes poderão solicitar assistência estudantil por meio do preenchimento do “Questionário Socioeconômico” disponível na página da Fump.
Quais documentos são necessários para o processo de análise socioeconômica?
A relação dos documentos necessários é emitida, automaticamente, pelo sistema, de acordo com as informações registradas pelo(a) estudante no questionário socioeconômico. Exemplo: se o(a) estudante responder que os pais são divorciados, na lista será solicitada a certidão de casamento com averbação de divórcio e o comprovante de pensão alimentícia. É necessário que os documentos sejam digitalizados e salvos no formato PDF.
Quando é possível solicitar o procedimento de análise socioeconômica?
O(A) estudante poderá solicitar a assistência estudantil a qualquer momento da trajetória acadêmica. A solicitação deve ser feita por meio do preenchimento do questionário socioeconômico no portal da Fump. Os(as) calouros(as) devem aguardar a confirmação da matrícula na UFMG para realizar a solicitação.
O que é o processo de análise socioeconômica?
Trata-se de um instrumento técnico, formado por um conjunto de indicadores sociais, econômicos e culturais. A análise é aplicada com a finalidade de verificar o contexto e as condições socioeconômicas do(a) estudante e do seu núcleo familiar e, assim, auxiliar a Universidade a definir o acesso do(a) estudante às ações da política de permanência e assistência estudantil.
De acordo com a condição socioeconômica, como os(as) estudantes são posicionados (as)?
Os (as) estudantes são posicionados(as) por níveis (I, II, III, IV-A e IV-B), conforme especificação abaixo:
– Nível I: Estudante de família de baixa renda, cuja condição socioeconômica lhe restringe as oportunidades de capacitação e inclusão. Apresenta indícios de vulnerabilidade social caso não receba apoio para suprir suas necessidades básicas e corre risco de evasão logo no início de sua trajetória acadêmica.
– Nível II: Estudante de famílias de baixa renda, cuja condição socioeconômica lhe dificulta a permanência na UFMG até a conclusão de seus estudos. Embora possua suporte familiar um pouco mais consistente, caso não receba apoio para suprir suas necessidades básicas, poderá ficar retido(a) por mais tempo para a integralização do curso ou até mesmo não conseguir concluir a graduação.
– Nível III: Estudante que necessita de apoio para transposição de alguns impedimentos ao bom desempenho acadêmico, amenizando, assim, as dificuldades que enfrenta.
– Nível IV-A e IV-B: exclusivos para acesso aos Restaurantes Universitários através de preços subsidiados e têm como critério a renda per capita do grupo familiar.
Quantas vezes o(a) mesmo(a) estudante pode solicitar o procedimento de análise socioeconômica?
Após a concessão, a primeira classificação socioeconômica tem validade de dois anos no máximo, conforme a avaliação técnica do(a) assistente social. Ao término desse período, o(a) estudante que ainda não integralizou os créditos da sua graduação é orientado(a) a realizar o procedimento de renovação da análise socioeconômica. Caso ocorra alguma alteração no contexto do(a) estudante e do seu núcleo familiar em razão de alguma situação inesperada (desemprego, por exemplo), ele(a) poderá solicitar a revisão da análise socioeconômica.
O(A) estudante não posicionado(a) na primeira análise pode solicitar revisão?
Sim. O(A) estudante que na primeira análise não foi posicionado(a) para acessar os programas podem solicitar a revisão se ocorrer alguma alteração em seu contexto familiar ao longo de sua trajetória acadêmica. Nesse caso, deverá comparecer à Fump para solicitar uma entrevista com um(a) assistente social.
Após ser posicionado(a), como o(a) estudante deve proceder para acessar os programas de assistência estudantil?
O acesso ao Restaurante Universitário e à Assistência à Saúde, são imediatos. No entanto, o acesso aos programas de Suportes Financeiros e de Moradia Universitária se dá por manifestação de interesse (on-line), em período pré-determinado. É importante ficar atento(a) às datas divulgadas.
Como se dá o acesso aos Programas de Suporte Financeiro?
O(A) estudante calouro(a) na UFMG que já for posicionado(a) socioeconomicamente pela Fump deve participar do procedimento de Manifestação de Interesse em um ou mais auxílios financeiros. Para isso, deve ficar atento(a) ao período de manifestação, que é divulgado nos meios de comunicação da Fump e da PRAE. Após manifestar o interesse, o(a) estudante será chamado(a) para uma entrevista com o(a) assistente social. Nesse atendimento, é realizada a análise da manifestação do(a) estudante e concedidos os auxílios financeiros conforme a avaliação.
Para continuar a ter direito ao Auxílio Financeiro é preciso participar de outras edições de Manifestação de Interesse?
(a) estudante que já tem um ou mais auxílios financeiros deve ficar atento(a) ao período de concessão do auxílio, conforme consta em termo assinado e de acordo com as orientações do(a) assistente social que o(a) acompanha. Os atendimentos de retorno ao serviço de assistência social devem ser realizados on-line através da “área do aluno” pelo(a) próprio(a) estudante. O acesso ao auxílio para aquisição de material acadêmico, auxílio inclusão digital tecnologia assistiva e outras tecnologias se dá por inscrição nas chamadas a cada edição lançada no decorrer dos semestres.
Como é feito o pagamento do Auxílio Financeiro da assistência estudantil?
O pagamento é realizado por meio de crédito em conta corrente no Banco do Brasil ou Santander em nome do(a) próprio(a) estudante.
Quem pode solicitar acesso ao Programa de Moradia Universitária?
A prioridade de acesso as vagas do Programa Permanente de Moradia Universitária são estudantes em primeira graduação, regularmente matriculados(as) e frequentes nos cursos da UFMG, posicionados(as) socioeconomicamente nos níveis I, II e III, nesta ordem e que não residem em Belo Horizonte e Montes Claros. Para obter informações adicionais sobre as moradias universitárias da UFMG, clique aqui.
A UFMG tem Restaurantes Universitários (RUs)?
Sim. A UFMG tem cinco Restaurantes Universitários (RUs), que são abertos à comunidade universitária para almoço e jantar – sendo dois localizados no Campus Pampulha, um no Campus Saúde, um na Faculdade de Direito, na região central da capital mineira, e um no campus Montes Claros.
Como se dá o acesso dos(as) estudantes aos RUs por posicionamento socioeconômico?
Os(as) estudantes apresentam ao caixa dos RUs sua Carteira Única da UFMG. Os valores das refeições são cobrados com base na identificação automática. Para obter informações adicionais sobre os restaurantes universitários da UFMG, clique aqui.
A assistência estudantil da UFMG desenvolve ações na área de saúde?
Sim. O Programa Saúde do Estudante compreende assistência médica e psicológica, na perspectiva da prevenção de doenças e da promoção à saúde nos moldes da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). É destinado aos(às) estudantes posicionados(as) socioeconomicamente nos níveis I, II e III.
A assistência estudantil da UFMG desenvolve ações na área de estágio?
Sim. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e a Pró-reitoria de Recursos Humanos, por meio da Fump, executa o Programa de Formação Profissional Complementar (PFPC). Os(as) estudantes podem exercer atividades na sua área de formação em diversos departamentos e unidades da UFMG. Em contrapartida, recebem uma bolsa mensal, além de auxílio-transporte. Dessa forma, o(a) estudante tem oportunidade de conciliar a vida acadêmica com uma atividade remunerada, o que contribui para a complementação de sua renda. De acordo com a oferta de vagas, é possível ao(à) estudante posicionado (a) socioeconomicamente nos níveis I, II e III começar uma atividade já no início do seu curso.
Onde encontro mais informações sobre a Política de Assistência Estudantil da UFMG?
Mais informações sobre a assistência estudantil da UFMG e sobre os programas executados pela Fump encontram-se no portal www.fump.ufmg.br.
Ir aos tópicosTópicos
