Documentação detalhada de todo o grupo familiar
Publicado em:
15/09/2025| Atualizado em:
16/01/2026
O/a candidato/a deverá anexar, no ato do registro acadêmico, os documentos de identificação civil referentes a TODOS os membros do grupo familiar, podendo optar pelos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Certidão de nascimento, Carteira Nacional de Habilitação ou outro documento oficial equivalente com foto.
O/a candidato deverá anexar, no ato do registro acadêmico, comprovante de residência atualizado em nome do candidato ou de seu responsável legal. Caso não possua comprovante de residência em seu nome ou em nome de um de seus responsáveis legais, o candidato deverá preencher declaração de endereço. Clique aqui para acessar o formulário.
O/a candidato/a deverá preencher, assinar e anexar, no ato do registro acadêmico o “Formulário de Verificação de perfil de renda e Composição familiar”. Clique aqui para acessar o formulário.
O/a candidato/a deverá anexar os comprovantes de rendimentos mensais referentes a CADA membro do grupo familiar, de acordo com a situação de trabalho e de renda.
ATENÇÃO: O membro do grupo familiar que possuir mais de uma fonte de renda deverá apresentar documentação referente a todas elas, conforme os itens que se seguem:
a) Quem não exerceu atividade remunerada (do lar, estudantes maiores de 14 anos, entre outros), durante os três meses que antecederam a inscrição do/a candidato/a no SiSU. (Clique aqui)
b) Quem esteve desempregado durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
c) Quem exerceu atividade de trabalho informal ou esporádica (eventual) durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
d) Quem atuou como estagiário/a ou bolsista durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
e) Quem atuou como autônomo ou profissional liberal durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
f) Quem possuiu vínculo empregatício, com carteira assinada/contrato de trabalho ou é servidor/a público/a durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
g) Quem possui rendimento de aluguel ou arrendamento de bens móveis ou imóveis. (Clique aqui)
h) Quem atuou como Microempreendedor individual – MEI durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
i) Quem atuou como empresário, microempresário ou comerciante durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
j) Quem recebeu pensão alimentícia e/ou auxílio financeiro de terceiros. Atenção! Pessoas com idade inferior a 21 anos, que não residem com um dos genitores e não recebem pensão alimentícia, deverão informar o não recebimento da mesma por meio do preenchimento de formulário disponibilizado no item “j”. A declaração deverá ser assinada pelos pais ou responsáveis legais. (Clique aqui)
k) Quem atuou como produtor rural ou arrendatário durante o período de três meses anteriores à inscrição do/a candidato no SiSU. (Clique aqui)
l) Quem é aposentado/a, pensionista ou beneficiário/a de Auxílio-doença. (Clique aqui)
Os documentos devem ser digitalizados e compilados em um único arquivo, no formato de PDF. Não é necessário autenticar em cartório nenhum dos documentos originais digitalizados.
Documentação complementar que poderá ser requisitada no momento do procedimento, obrigatório, do registro acadêmico:
a) Certidão de Óbito, quando for o caso.
b) Arrolamento dos Bens de Inventário, quando for o caso.
c) Sentença de Separação/Divórcio e do respectivo Formal de Partilha, quando for o caso.
d) Outros documentos considerados necessários por profissional responsável pelo recebimento da documentação de comprovação de renda familiar, conforme cada caso.
e) Outros relacionados no ANEXO II da Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, do Ministério da Educação (MEC).
