Dúvidas

Publicado em:

14/12/2022

| Atualizado em:

27/01/2023

Antecipação de entrada

Fui antecipado(a), posso optar pelo semestre de entrada?

Não. Se você for chamado para antecipar seu ingresso, você deverá obrigatoriamente comparecer para efetivar seu registro e matrícula e iniciar suas atividades acadêmicas no 1º período letivo.

Já efetuei o registro acadêmico para o segundo semestre e fui antecipado, preciso fazer o registro novamente?

Sim, os candidatos convocados para antecipar seu ingresso na UFMG para o primeiro período letivo  deverão realizar novamente o registro online e emitir um novo comprovante.

O candidato que não efetuar os procedimentos decorrentes da alteração do período letivo de ingresso na UFMG perderá o direito à vaga e será considerado formalmente desistente. 

Não perca as datas! Acompanhe o cronograma!

Como funciona a Antecipação de Entrada?

O(a) candidato(a) terá de efetuar o registro acadêmico online de acordo com as datas previstas na instrução divulgada na página https://www.ufmg.br/sisu. Portanto, fique atento(a)!

O que é a antecipação de entrada?

A antecipação de entrada é quando o candidato(a) tem a previsão de ingressar para o 2° semestre e é convocado(a)/antecipado(a) para ingressar para o 1° semestre.

Infográfico - Fui antecipado e agora?

Ir aos tópicos

Reserva de vagas

Tenho dúvidas em relação a documentação para comprovação de renda. O que devo fazer?

Em caso de dúvidas, referentes à reserva de vagas, você deve encaminhar email para sisurenda@prae.ufmg.br.

Como a UFMG confere as informações referentes às modalidades de reserva de vagas?

As informações fornecidas pelos candidatos sobre a condição socioeconômica serão conferidas no momento da apresentação de documentação para o registro acadêmico.

Tem dúvidas sobre a documentação? Acesse aqui.

No caso dos candidatos que estão concorrendo às vagas reservadas às pessoas com deficiência será obrigatória a submissão à Banca de Verificação e Validação na UFMG. 

Já os candidatos que concorrem às vagas reservadas às pessoas negras devem comparecer obrigatoriamente ao procedimento de heteroidentificação.

Atenção! A UFMG reserva o direito de fazer visitas e firmar convênio para a verificação das informações prestadas pelo candidato.

Não deixe de ler o edital e todas as informações sobre a reserva de vagas.

Cursei o ensino médio em escola pública estrangeira. Posso concorrer à reserva de vagas?

Não. A reserva de vagas é garantida apenas aos alunos das escolas públicas brasileiras.

Cursei o ensino médio em escola privada com bolsa integral. Posso concorrer à reserva de vagas?

Não. Somente os estudantes de escolas públicas podem concorrer à reserva de vagas.

Cursei parte do meu ensino médio em escola privada. Posso concorrer à reserva de vagas?

Não. Somente podem concorrer à reserva de vagas os estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras.

Ir aos tópicos

Sisu na UFMG

Posso cursar dois cursos de graduação na UFMG?

Não. Caso seja aprovado, será preciso escolher entre a vaga atual e a nova vaga, em respeito à Lei nº 12.089/2009.

O que são e como consulto as notas de cortes dos cursos da UFMG?

A nota de corte é a menor nota necessária para que o candidato consiga ficar entre os selecionados em um determinado curso, dentro de uma modalidade. Ela é baseada no número de vagas disponíveis e no total de inscritos. 

A nota varia de curso para curso, dependendo dos candidatos inscritos. Consulte as últimas notas de corte dos cursos na UFMG clicando aqui.

Quais taxas devo pagar para participar da seleção na UFMG?

O candidato deve pagar a taxa de inscrição no Enem, com exceção dos candidatos isentos. 

Os processos seletivos para os cursos com habilidades específicas e para transferência e obtenção de novo título têm suas taxas de inscrição próprias e são regidos por editais específicos. Consulte os editais no site da Copeve.

A participação no Enem é obrigatória para concorrer a uma vaga na UFMG?

Sim. Para concorrer a uma vaga na UFMG, é necessário apresentar, obrigatoriamente, a nota do Enem do ano anterior.

A UFMG utiliza o Sisu para todos os cursos?

A maior parte dos cursos da UFMG têm suas vagas preenchidas pelo Sisu. 

No caso dos cursos com habilidades específicas, a UFMG aplica provas complementares. Os cursos são: Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro. O edital para estes cursos está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Não são ofertadas pelo Sisu as vagas para: transferência e obtenção de novo título, educação a distância, Licenciatura em Educação do Campo, Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), Acolhida Humanitária, Formação Intercultural de Educadores Indígenas, Letras – Libras Licenciatura. Para informações sobre esses concursos, acesse o site da Copeve.

Ir aos tópicos

Reingresso

Quais são as opções de reingresso disponíveis?

  1. Começar seu novo vínculo com o curso sem aproveitar nenhuma das atividades acadêmicas curriculares cursadas no vínculo pregresso. Nesse caso, ao iniciar o novo vínculo, o aluno comprometer-se-á cursar outra vez todas as atividades já cursadas em seu vínculo anterior, não podendo aproveitá-las durante o novo vínculo. Se adotar esta opção, o aluno terá de começar o curso “do zero”, como se nunca o tivesse cursado antes.

  2. Começar seu novo vínculo com o curso e recuperar todos os resultados em atividades acadêmicas curriculares obtidos no vínculo pregresso, inclusive reprovações que tenham sido eventualmente registradas. Nesse caso, ao iniciar o novo vínculo, todo o histórico de atividades acadêmicas curriculares será recuperado do vínculo anterior, não podendo haver escolha de quais atividades serão ou não incorporadas ao novo vínculo. Se adotar esta opção, o aluno recomeçará o curso “de onde parou” no vínculo anterior, mantendo todas as notas obtidas antes, inclusive as reprovações. Não será possível solicitar novas matrículas nessas atividades já cursadas e, consequentemente, o registro de seu desempenho em seu histórico escolar permanecerá igual ao desempenho registrado durante a primeira vez que frequentou o curso.

  3. Todo o histórico pregresso será incorporado ao novo histórico escolar e os lançamentos ali contidos não serão considerados apenas para fins de apuração das situações de desligamento previstas no Art. 87 das mesmas Normas Gerais de Graduação.

  4. Durante o ato do procedimento de registro presencial e (ou) online obrigatório de apresentação de documentos do registro acadêmico e da matrícula, você será convidado (por email) a expressar sua escolha por uma das duas opções acima e somente conseguirá concluí-lo após registrá-la. Essa escolha não poderá ser revista depois que seu registro acadêmico for confirmado.

Posso ingressar para o mesmo curso anterior inativo na UFMG?

Sim. Todos(as) estudantes que já possuíram vínculo com algum curso de graduação da UFMG e forem selecionados para ingressarem outra vez no mesmo curso, por meio de novo processo seletivo, terão de decidir sobre o uso de seu histórico escolar pregresso.

Ir aos tópicos
Ir ao topo da página