Busca no site da UFMG




Nº 1312 - Ano 27 - 04.04.2001

IEAT traz especialista

em visualização científica

A pesquisadora e artista Vibeke Sorensen desenvolveu trabalhos para a Walt Disney e a Nasa

Maurício Guilherme Silva Júnior

rea de atuação extremamente moderna e promissora na Universidade, o tratamento avançado de imagens está na pauta dos principais projetos do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Utilizada em diversos campos do conhecimento, a chamada visualização científica permite aos pesquisadores lidar com simulações e representações virtuais de seus objetos de estudo.

De 16 a 20 de abril, o IEAT traz ao campus Pampulha uma das mais importantes especialistas do planeta no assunto, a professora Vibeke Sorensen, da divisão de animação e artes digitais da Universidade da Califórnia do Sul. No dia 17, às 9 horas, no auditório da Reitoria, ela profere a conferência Cultivando o espaço entre arte e ciência, aberta ao público. Ela também se encontrará com pesquisadores da UFMG que trabalham com a mesma temática e com a diretoria do IEAT. A vinda de Sorensen dá continuidade às conferências organizadas pelo Instituto. No mês passado, a Universidade recebeu o biólogo chileno Humberto Maturana, autor da Teoria da Autopoiese.

O próprio currículo de Sorensen é um exemplo da multifacetada aplicação das tecnologias de manipulação de imagens. Além de artista digital renomada e consultora sênior do Centro de Supercomputadores de San Diego, a pesquisadora já esteve envolvida em projetos de diversas naturezas. Na década de 80, quando da intensificação das pesquisas em computação gráfica, prestou consultoria às empresas de Walt Disney. Do "reino da fantasia" aos estudos astronômicos, Sorensen trabalhou também junto à Nasa, organismo norte-americano para pesquisas espaciais, onde desenvolveu animações para missões importantes, como Galileo e Mars Rover. "O trabalho de Sorensen nos interessa muito por sua transdisciplinaridade. Além disso, sua atuação promove a interface da ciência com a arte", explica o professor Heitor Capuzzo, diretor adjunto do IEAT.

Além de sua ligação com a Universidade da Califórnia do Sul, Sorensen é consultora do Instituto de Neurociência La Jolla. A pesquisadora também escreve artigos em diversas publicações internacionais. Sua carreira artística inclui a exposição de trabalhos em espaços importantes, como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e a Galeria Nacional, de Washington. "Sorensen é uma artista que possui acesso livre em instituições múltiplas", afirma Capuzzo.

Referência nacional

O tratamento avançado de imagens é uma área de ponta em diversas unidades da UFMG, como a Escola de Belas-Artes (EBA) e os departamentos de Química, Física e Biologia. A Universidade é sede do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad), considerado o maior parque de supercomputadores da América Latina. Atualmente, a EBA desenvolve o projeto-piloto de um curta-metragem em 3D do Menino Maluquinho, criação do cartunista Ziraldo. Para tal, o grupo de professores e alunos da pós-graduação utilizam plataformas Irix e NT (Intel), as mesmas empregadas em desenhos animados como Toy Story.

Encontros transdisciplinares

No dia 27 de abril, às 10 horas, no auditório da Reitoria, os professores Cláudio Beato, da Fafich, e Carlos Canedo, da Faculdade de Direito, abrem o programa Encontros Transdiciplinares com o debate do tema Violência e políticas públicas de controle da criminalidade. A iniciativa do IEAT pretende estimular a discussão de assuntos relevantes à comunidade universitária. Para os próximos meses, já estão agendados outros dois encontros. No dia 31 de maio, no auditório Sônia Viegas, Virgílio Almeida, do DCC, Antonio Emílio Araújo, da Escola de Engenharia, e Marta Aun, da Escola de Ciência da Informação, debatem Informação: tecnologia ou ciência. No dia 21 de junho, no auditório da Reitoria, Sérgio Danilo Pena, do ICB, e Telma Birchal, da Fafich, abordam O genoma e a espécie humana: aspectos biológicos e culturais.