ICEx adota carteiras ergonômicas

Instituto de Ciências Exatas (ICEx) já substituiu 170 das 2.700 carteiras escolares por mobiliário que atende a padrões de ergonomia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O novo modelo, regulável, pode ser usado por pessoas de diferentes estaturas. A troca das carteiras é um dos projetos da Seção de Apoio do ICEx, que busca oferecer melhores condições de trabalho a professores e alunos.

Uma pesquisa organizada pela chefe da Seção de Apoio, Ana Maria Serrão, e realizada por alunos do curso de Estatística, revelou que as carteiras escolares disponíveis na Unidade são inadequadas e desconfortáveis. Segundo a amostragem feita entre os 3.800 estudantes do ICEx, mais de 70% medem acima de 1,65m. "Para estes, o assento e a prancheta são pequenos, e o encosto é baixo. Mas o mobiliário é inadequado até mesmo para as pessoas de baixa estatura", afirma Ana Maria.

Ela lembra que as carteiras da Universidade têm praticamente as mesmas dimensões das usadas em escolas de ensino fundamental e médio. Ou seja, não levam em conta o biotipo do usuário. "É comum recebermos queixas de dores nas costas e pernas marcadas pelos assentos", conta.

Com 1,83m, Daniel Seabra, aluno do 2º período de Engenharia Civil, reclama do reduzido espaço da prancheta nas carteiras velhas. "Não há lugar para o braço nem para o material escolar", diz. Já Aluísio Rabelo, 1,80m, aluno do 5º período de Engenharia Metalúrgica, aprovou o novo mobiliário. "A carteira tem ajustes, é maior e mais confortável. E canhotos, como eu, usam sem problemas a prancheta em forma de mesa, que fica no centro e não de um lado ou de outro", explica.

Ana Maria e sua equipe testaram mais de 50 tipos de carteiras escolares disponíveis no mercado, até encontrar um protótipo que atendesse a padrões de altura e dimensões considerados ergonômicos. O novo modelo está em uso em duas salas do ICEx, mas não há previsão para a substituição de todo o mobiliário. Isso porque cada carteira custa, em média, R$ 90, e as compras vêm sendo feitas com recursos próprios da Unidade.

O trabalho da Seção de Apoio do ICEx busca detectar e solucionar problemas estruturais nas salas de aula e laboratórios, de modo a oferecer conforto a seus usuários. O projeto de melhoria das instalações já levou à criação de uma carteira escolar especial para alunos usuários de cadeiras de rodas e à aquisição de equipamentos de retroprojeção para todas as salas de aula do prédio.

 

Portaria 565, de 19 de março de 2001

O Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

RESOLVE:

Art. 1o - O parágrafo 3º do artigo 3º, e seu parágrafo único, da Portaria 2048/2000, de 4/9/2000, que institui a Medalha de Honra da UFMG, passam a vigorar com a seguinte redação:

Art. 3o - ...

Parágrafo 3o - São condições para ser indicado à Medalha de Honra:

a) haver freqüentado e concluído, nesta Universidade, um curso de graduação e estar, presentemente, desvinculado da Instituição;

b) ser reconhecido socialmente pela relevância dos serviços prestados à comunidade e por sua trajetória profissional, independentemente de vinculação à área de conhecimento em que se haja graduado na UFMG.

Parágrafo único - As indicações deverão ser enviadas anualmente à Assessoria de Cooperação Institucional - Programa Sempre UFMG (Ex-Alunos) - até o dia 30 de maio, acompanhadas de breve justificativa e de resumo biográfico do homenageado escolhido, com extensão de até uma lauda.

Art. 2o - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação no BOLETIM da Universidade.

Belo Horizonte, 19 de março de 2001.

Professor Francisco César de Sá Barreto

Reitor

 

Resolução 1/2001, de 22 de março de 2001

Aprova a Prestação de Contas do Reitor da UFMG, relativa ao exercício de 2000

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições estatutárias, e considerando os pareceres favoráveis emitidos pelo Conselho de Curadores da UFMG e pela Comissão de Orçamento e Contas deste Colegiado, resolve:

Art. lo - Aprovar a Prestação de Contas do Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, relativa ao exercício de 2000.

Art. 2o - A presente Resolução entra em vigor nesta data.

 

Prof. Ariosvaldo de Campos Pires

Decano do Conselho Universitário, no exercício da Presidência

 

 





Busca no site da UFMG




Nº 1312 - Ano 27 - 04.04.2001